Conteúdo da Notícia

Servidora representa TJCE em workshop sobre práticas restaurativas realizado em Tocantins

Servidora representa TJCE em workshop sobre práticas restaurativas realizado em Tocantins

Ouvir: Servidora representa TJCE em workshop sobre práticas restaurativas realizado em Tocantins

A servidora Isabela Barbosa Ferreira representou o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no workshop “Aprofundamento e Supervisão de Práticas de Justiça Restaurativa e Construção de Paz”. O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro, na Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat), na cidade de Palmas, em Tocantins. A capacitação foi ministrada pela norte-americana Kay Pranis, que é autora de vários artigos e de livros sobre o tema.
A servidora gerencia as atividades do Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa (Nujur), que tem a coordenação do juiz Francisco Jaime Medeiros Neto. Ela ressaltou a importância de se investir na capacitação de servidores, por contribuir para o aprimoramento das funções exercidas. “Ademais, a integração e a troca de experiências entre Tribunais é relevante e enriquecedora”, disse.
Kay Pranis trabalhou como planejadora de Justiça Restaurativa no Departamento de Correções do Estado de Minnesota, dos Estados Unidos, de 1994 a 2003. Desde 1998, ela vem conduzindo treinamentos nas mais diversas comunidades (inclusive do Brasil) em lugares como escolas, prisões, locais de trabalho, igrejas e comunidades rurais.
O curso faz parte de uma programação organizada pela Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), que contemplou seis estados brasileiros (Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Minas Gerais). No evento, além de servidores e magistrados de Tocantins, havia profissionais do Pará e do Ceará. Deste, também estavam as facilitadoras do Nujur, Érika Chaves e Jéssica Araújo, representando a Vice-Governadoria do Ceará, que tem um termo de cooperação com o Núcleo.
Fonte: FCB