Conteúdo da Notícia

Serviço de Treinamento do TJCE promove cursos a distância sobre competências estratégicas

Serviço de Treinamento do TJCE promove cursos a distância sobre competências estratégicas

Ouvir: Serviço de Treinamento do TJCE promove cursos a distância sobre competências estratégicas

O Serviço de Treinamento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) planeja a realização de 22 cursos, ao longo deste ano, na modalidade de ensino a distância, relacionados à área de competências estratégicas. A capacitação, direcionada a servidores da Capital e do Interior, é necessária para o alcance das metas institucionais estipuladas na Portaria n° 1931/13, do TJCE, e para a concessão da Gratificação por Alcance de Metas (GAM).

Segundo a Portaria, as unidades administrativas e judiciárias devem capacitar 50% dos servidores em competências estratégicas até o final do ano, sendo no mínimo 20% neste primeiro semestre. Os cursos devem ter duração de pelo menos 20 horas/aula.

O chefe do Serviço de Treinamento, Rômulo Justa, explica que a meta se refere ao interstício do Plano Estratégico 2010-2014. “Portanto, o servidor que, durante este intervalo, tiver sido capacitado dentro da carga horária mínima já faz parte do percentual da unidade”.

Cursos externos nesta área também contam para efeito da meta. Nesses casos, os servidores devem apresentar o certificado ao Serviço de Treinamento, desde que tenham cumprido o mínimo de 20 horas/aula. Fazem parte da área de competências estratégicas cursos relacionados a gestão de pessoas, processos, projetos, conhecimento, estratégia e informação.

Para facilitar o cumprimento da meta, o Serviço de Treinamento vai disponibilizar, nos próximos dias, lista atualizada informando o percentual de servidores já capacitados e quanto falta para a unidade alcançar o patamar.

“Os novos cursos serão destinados prioritariamente a quem ainda não fez nenhum treinamento em competências estratégicas. O objetivo é formar, mensalmente, ao menos uma turma para a Capital e uma para o Interior. Ao todo, serão oferecidas mais de mil vagas ao longo do ano”, informa Rômulo.

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

O curso “Desenvolvimento de competências gerenciais – turma 1”, é o primeiro na Capital referente à série de treinamentos que serão ofertados. A capacitação ocorrerá entre 17 e 28 de fevereiro, somente para os servidores da Capital, e terá duração de 20 horas. A turma, composta por 60 alunos, já teve o número de vagas preenchido.

O objetivo é apresentar os principais tópicos relacionados ao desenvolvimento gerencial. A facilitadora será Nadja Lima Torquato, assessora em Psicologia Organizacional do Fórum Clóvis Beviláqua. Segundo a ementa do curso, competência gerencial é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser adotados por todos que ocupam funções de gestão, de forma a propiciar equipes de trabalho saudáveis, produtivas e eficientes, permitindo à instituição o alcance das metas.

No mesmo período também será ofertado o curso “Gestão estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) – turma 1” voltado aos servidores das comarcas do Interior.

O curso tem como objetivo apresentar as principais temáticas relacionadas a planejamento estratégico e suas aplicações no cotidiano das instituições públicas. O facilitador será José Marcelo Maia Nogueira, diretor da Divisão de Gerenciamento da Inovação da Secretaria Especial de Planejamento do TJCE.