Conteúdo da Notícia

Semana Nacional da Conciliação é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência”

Semana Nacional da Conciliação é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Semana Nacional da Conciliação é assunto de entrevista no “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta semana fala sobre os preparativos da Justiça cearense para a Semana Nacional da Conciliação, que vai ocorrer de 21 a 25 de novembro. O entrevistado é o desembargador Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O magistrado explica que a programação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, no Ceará, está sob responsabilidade do Nupemec, encarregado de mobilizar magistrados de Fortaleza e do Interior para que seja feito o agendamento do maior número possível de processos. Servidores, voluntários e advogados também participam da força-tarefa.
O objetivo é sempre superar o sucesso das edições anteriores. “Ano passado nós tivemos, aqui no Ceará, um agendamento em torno de 22 mil ações e, desse total, resolvemos em torno de 41%. Então a expectativa é sempre essa, de superar os números dos anos anteriores, até porque, como vem evoluindo essa prática, espera-se que venham mais pessoas em busca dessas soluções”, afirma.
O desembargador esclarece que as unidades judiciárias fazem o cadastro das ações que podem ser incluídas na Semana da Conciliação. Podem ser agendados processos que tramitam em varas Cíveis, de Família e de Sucessões, desde que não envolvam menores. As partes também podem procurar o Judiciário caso tenham interesse em participar.
“De preferência com antecedência de, no mínimo, quinze dias, porque tem os preparativos, precisa agendar, fazer as publicações. Nós temos também através do site do Tribunal (www.tjce.jus.br) uma ferramenta chamada “Quero Conciliar”, onde você pode fazer o agendamento desse processo”, salienta.
O programa também traz reportagem sobre a eleição dos novos gestores do TJCE, que estarão à frente do Judiciário cearense no biênio 2017-2019. Foram escolhidos os desembargadores Gladyson Pontes (presidente), Washington Araújo (vice-presidente) e Darival Beserra (corregedor-geral).
Você confere matéria sobre a comemoração dos 12 anos da Ouvidoria Geral do TJCE, marcada por palestra da professora e jornalista Adísia Sá. Outro destaque é o VII Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado. O evento discutiu, durante dois dias, políticas públicas envolvendo infância e juventude.
Tem ainda reportagem especial sobre as ações promovidas durante todo o mês de outubro para homenagear os servidores públicos. Atividades de cultura e saúde fizeram parte da programação na Capital e no Interior.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (05/11), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (06/11), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (07/11), às 14h30, na TV Fortaleza.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.