Conteúdo da Notícia

Selo do Projeto Começar de Novo: empresas parceiras precisam cumprir requisitos

Ouvir: Selo do Projeto Começar de Novo: empresas parceiras precisam cumprir requisitos

11.05.2010
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já outorgou o selo do Projeto Começar de Novo a duas empresas parceiras do projeto: o Sport Clube Corinthians e a Cia Hering. As duas empresas cumpriram os requisitos estabelecidos no parágrafo 2º da portaria nº 49 do CNJ. Para serem agraciadas com o selo, os parceiros precisam comprovar a oferta e realização de cursos de capacitação para presos e a oferta de vagas de trabalho, bem como a contratação. O selo do Começar de Novo foi criado em março de 2010 para identificar as instituições que colaboram com a iniciativa.
O Sport Club Corínthians foi o primeiro time integrante do clube dos 13 a aderir ao projeto. O clube se comprometeu a contratar dois presos do regime semiaberto com formação em práticas esportivas ou educação física e liberou a sede do clube, duas vezes por semana, para que 100 jovens assistidos pela Fundação Casa pratiquem esportes como futebol, vôlei, natação e basquete.
Em janeiro desse ano, a empresa de confecção de roupas Hering firmou convênio com o CNJ para ampliar a contratação de presos e egressos do sistema carcerário nas atividades de produção e embalagem de roupas. A empresa, que no Estado de Goiás empregava 265 presos e ex-detentos, se comprometeu a expandir o projeto para outros estados onde possui fábricas. Inicialmente foram abertas 160 novas vagas. Em abril, a empresa ofereceu 20 novos postos de trabalho para presos e egressos na sede da Hering, em Blumenau (SC).
O Projeto Começar de Novo foi lançado em 28 de dezembro de 2008 pelo CNJ e o Supremo Tribunal Federal. Em outubro de 2009, o plenário do Conselho aprovou a Resolução nº 96, que institucionalizou o Começar de Novo no âmbito do Poder Judiciário e criou o portal de oportunidades. O portal (http://www.cnj.jus.br/comecardenovo/index.wsp) disponibiliza vagas de trabalho e cursos de capacitação oferecidos pelas empresas parceiras do Projeto. Atualmente o portal de oportunidades contabiliza 1.224 ofertas de cursos de capacitação e 1.072 postos de emprego. Desse total, há 20 vagas de cursos ainda não preenchidas e 345 postos de trabalho em aberto. Os interessados em obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: comecardenovo@cnj.jus.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (61) 3217-6789.
A ressocialização social dos presos, egressos e adolescentes em conflito com a lei é o principal objetivo do Começar de Novo. Por meio de parcerias e ações integradas, o projeto busca mobilizar a sociedade em torno de iniciativas que proporcionem a reinserção social dos detentos no mercado de trabalho. Além disso, o Projeto Começar de Novo veicula campanhas institucionais com o intuito de sensibilizar a sociedade e reduzir o preconceito em relação à população carcerária.