Conteúdo da Notícia

Sejud de 1º Grau começa a funcionar a partir desta segunda-feira

Sejud de 1º Grau começa a funcionar a partir desta segunda-feira

Ouvir: Sejud de 1º Grau começa a funcionar a partir desta segunda-feira

A Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau do Ceará passará a funcionar a partir da próxima segunda-feira (02/09) em novo formato. A nova unidade utilizará inicialmente as estruturas das Secretarias Judiciárias anteriores, de forma provisória, até a implantação definitiva.
O secretário Judiciário de 1º Grau, Wilton Bessa, explica que, nesse período inicial, a unidade funcionará para aperfeiçoar os sistemas judiciais e administrativos visando a implantação definitiva da Sejud de 1º Grau. “Por conta das mudanças o ritmo de trabalho pode oscilar, mas iremos trabalhar para manter a normalidade na prestação jurisdicional”, explicou.
O secretário também pediu uma atenção especial dos gabinetes em relação à utilização correta das matrizes de modelos de Urgência, “para que caiam nas filas das respectivas diretorias, e assim as partes não sofram prejuízo por problemas nos prazos”.
A criação provisória da Sejud de 1º Grau consta na Resolução do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nº 14/2019, aprovada no dia 27 de junho. O novo modelo faz parte do Programa Celeridade, conjunto de iniciativas da atual Gestão do TJCE para promover mais agilidade aos atos processuais e decisões judiciais.
A nova unidade concentrará expedientes administrativos das unidades judiciárias, gerando mais celeridade e eficiência, a partir da otimização do trabalho e da especialização das funções judiciais, deixando os gabinetes dos juízes concentrados na realização de audiências e julgamentos.