Conteúdo da Notícia

Secretaria Judiciária do Crajubar aumenta em 40% o número de movimentações processuais

Ouvir: Secretaria Judiciária do Crajubar aumenta em 40% o número de movimentações processuais

A Secretaria Judiciária do Crato, Juazeiro e Barbalha (Sejud Crajubar) apresentou maior celeridade na movimentação processual entre janeiro e setembro de 2022, se comparado ao ano anterior. Para celebrar os números positivos, a equipe da Unidade se reuniu, na tarde desta quarta-feira (05/10), para apresentar os bons resultados alcançados.

Sobre as movimentações processuais, houve o aumento de 40,9% em relação a 2021, com o total de 175.063. Também foi registrado o crescimento de processos baixados neste ano, cujo percentual subiu para 27,1%. Em números absolutos, foram baixadas 12.323 ações, o equivalente a 2.642 processos a mais que 2021 (9.681).

“Conseguimos realizar um trabalho exitoso com a redução de processos nas nossas filas e do tempo em que as ações permanecem para confecção de expedientes e adoção de providências pela Secretaria Judiciária”, destacou o diretor da Sejud Crajubar, juiz Renato Esmeraldo Paes.

Os resultados também foram apresentados aos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Na ocasião, a Sejud também alinhou ideias com os advogados e advogadas para imprimir cada vez mais agilidade nos serviços disponibilizados à população.

“Foi um diálogo respeitoso com os advogados e advogadas, em que ouvimos sugestões e críticas construtivas. Vamos analisá-las e, se possível, implementá-las nos trabalhos da Sejud para que, cada vez, tenhamos eficiência em nossas atividades”, afirmou o magistrado.

Profissionais que atuam na Crajubar e advogados comemoram resultados positivos

Sediada no Crato, a Sejud Crajubar foi instalada há três anos e oito meses e é responsável pelos expedientes administrativos das varas das três Comarcas, deixando para os gabinetes dos juízes a realização de audiências e julgamentos. Com esse novo modelo, a Unidade vem proporcionando mais celeridade às rotinas de trabalho.

SAIBA MAIS

Movimentação processual – é o andamento do processo ao longo da tramitação, que obedece fases e procedimentos definidos por lei. Uma ação tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória.

Baixa processual – ocorre quando o processo é retirado dos sistemas em razão de arquivamento, baixa definitiva ou envio de recurso.