Conteúdo da Notícia

Secretaria Judiciária de 1º Grau apresenta projeto para atender expedientes das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza

Ouvir: Secretaria Judiciária de 1º Grau apresenta projeto para atender expedientes das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza

A Secretaria Judiciária de 1º Grau (Sejud 1) apresentou, nesta terça-feira (03/06), à Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), projeto para agregação dos expedientes das Varas da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza. O objetivo é dar mais agilidade aos trabalhos dessa área com a concentração de todas as atividades de secretaria, a exemplo do que já é feito com outras 104 unidades judiciárias atendidas atualmente pela Sejud de 1º Grau.

Segundo a juíza Danielle Estevam Albuquerque, supervisora da Secretaria, a iniciativa faz parte do projeto estratégico “Eficiência na Prestação Jurisdicional” e integra o portfólio da Gestão 2025-2027 do TJCE. O secretário judiciário da Sejud de 1º Grau, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele, que também atua como gerente do projeto, mostrou o estudo para a integração das cinco Varas de Infância e Juventude.

Além do presidente do Tribunal, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, participaram da reunião a juíza auxiliar da Presidência do TJCE, Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio, cogestora do projeto “Eficiência na Prestação Jurisdicional”; a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda; e a diretora executiva da Área Judiciária do FCB, Helaine Diogo.

 

SAIBA MAIS

 

A Sejud de 1º Grau é responsável pelo atendimento de 104 unidades judiciárias de Fortaleza, incluindo as áreas Cível, Família, Criminal, Fazenda Pública, Crimes contra a Ordem Tributária, Registros Públicos, Delitos de Organizações Criminosas, Sucessões e Turmas Recursais. Também contempla os Núcleos de Justiça 4.0 de Cumprimento de Sentença Fazendário, de Saúde Pública, de Cumprimento de Sentença Cível, do Seguro DPVAT, das Execuções de Título Extrajudicial e do Alerta Celular Ceará.

Instituída em 2019, por meio da Lei nº 16.905, a Sejud de 1º Grau foi criada para padronizar e agilizar a realização dos expedientes das unidades judiciárias. O modelo, pioneiro na região Nordeste, foi desenvolvido como ferramenta de promoção de agilidade para o cumprimento dos atos processuais e decisões judiciais.

O público pode entrar em contato pelo e-mail atendimentosejud1grau@tjce.jus.br e pelo WhatsApp Business: (85) 98190-8586. Também é possível contato por meio do Balcão Virtual Cível e do Balcão Virtual Criminal.