Conteúdo da Notícia

Revista especializada divulga case de sucesso da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE

Revista especializada divulga case de sucesso da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE

Ouvir: Revista especializada divulga case de sucesso da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE

A revista Cisco Live, especializada em tecnologia, elabora vídeo sobre as melhorias implementadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a modernização da rede de dados de informática. A mudança ocorreu há cerca de um ano e teve como principal impacto o aumento da capacidade do tráfego da rede, resultando em sistemas mais velozes e com menos oscilações, que possibilitam melhor eficiência e produtividade nas unidades judiciárias do Estado.
Segundo o gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), Cristiano Henrique, que acompanhou a equipe nessa sexta-feira (06/04), outras melhorias implementadas foram a substituição do cabeamento de cobre por fibra ótica e a instalação de novos switches para garantir a comunicação dos equipamentos. A mudança proporcionou o aumento em 8.000% da velocidade da rede e o incremento em dez vezes da velocidade de interligação entre os DataCenters do TJCE.
O técnico judiciário do TJCE, Heldir Sampaio Silva, responsável pela condução do projeto, também ressaltou o custo reduzido do projeto, cerca de 50% inferior ao orçado, possível porque o Judiciário aproveitou muitos dos equipamentos já existentes, fazendo apenas a adaptação à conexão de fibra ótica.
“Com o aumento do número de processos na rede de dados do TJCE, foi necessário promover a modernização tecnológica, pensando na segurança, na disponibilidade e na capacidade da estrutura de TI do Tribunal pelos próximos oito anos, já com visão de longo prazo”, explicou Cristiano Henrique. Ele ressaltou que a iniciativa também otimizou a comunicação com outros órgãos, como delegacias, Ministério Público e Defensoria.
A gerente de Marketing da Cisco, Karen Kuba, entrevistou também o presidente da Comissão de Informática, desembargador José Tarcílio Souza da Silva; e o coordenador de Informações e Apoio às Atividades Judiciais do TJCE, Pedro Carlos Cavalcante. Participaram ainda o engenheiro de sistemas da Cisco do Brasil, Ricardo Vallino, e o presidente da Lanlink, empresa que forneceu a solução de equipamentos de rede ao TJCE.
A Cisco é uma companhia multinacional, sediada nos Estados Unidos, que tem como atividade principal o oferecimento de soluções para redes e comunicações, por meio da fabricação e venda de equipamentos ou prestação de serviços de treinamento e consultoria.