Conteúdo da Notícia

Coordenador do Sistema dos Juizados avalia primeiro mês de especialização das unidades de Fortaleza

Coordenador do Sistema dos Juizados avalia primeiro mês de especialização das unidades de Fortaleza

Ouvir: Coordenador do Sistema dos Juizados avalia primeiro mês de especialização das unidades de Fortaleza

O coordenador do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública do Ceará, desembargador Mário Parente Teófilo Neto, está otimista com a especialização na Capital. O magistrado tratou do assunto nessa sexta-feira (06/04), durante reunião com juízes e servidores, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A mudança começou em março, quando Fortaleza passou a contar com 20 Juizados exclusivos para demandas cíveis e quatro que atendem somente a ações criminais. “Creio que ainda este ano teremos um número bem aproximado da uniformização que desejamos para o acervo de modo geral”, destacou o desembargador.
Além de debaterem os impactos na reestruturação e a redistribuição dos autos, os participantes trataram do andamento do sistema de consulta dos julgados (jurisprudência) das Turmas Recursais. Segundo a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, diretora do Fórum Dolor Barreira, a ferramenta já está em fase de testes e em breve ficará disponível.
O Curso de Saúde Suplementar, que está marcado para os dias 26 e 27 de abril, no Fórum Dolor Barreira, foi outro tema da reunião. O grupo também discutiu a participação do Judiciário cearense na 43ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), que será realizado de 13 a 15 de junho em Macapá, no Amapá.
Teve ainda debate jurídico sobre ação de cobrança e execução de título extrajudicial de cotas condominiais. Para a juíza Ijosiana Cavalcante Serpa, coordenadora dos Juizados da Capital, o objetivo das discussões é “chegar a um denominador comum em vários questionamentos relacionados a essa matéria, tanto nos Juizados como também nas Turmas Recursais”.