Conteúdo da Notícia

Resultados do Plano Estratégico do TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

Resultados do Plano Estratégico do TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

Ouvir: Resultados do Plano Estratégico do TJCE são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana

Os resultados do Plano Estratégico 2015/2020 do Judiciário cearense, referentes ao período de janeiro a dezembro de 2017, são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana. Os entrevistados são o secretário de Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Sérgio Mendes de Oliveira Filho, e a gerente da Estratégia Institucional, Roberta Jucá.
O principal destaque no alcance das metas está relacionado à governança, do Judiciário como um todo e da tecnologia da informação. O secretário ressalta que o desempenho é resultado de “uma convergência de projetos estratégicos de anos anteriores e da priorização da atual administração às práticas de gestão”. Entre as ações está a reforma administrativa promovida em 2017, que possibilitou a transferência de recursos para o 1º Grau (Varas e Juizados), porta de entrada dos processos.
Segundo Roberta Jucá, o monitoramento das metas e projetos estratégicos é feito pelas unidades responsáveis por cada um. Além disso, o Comitê Estratégico promove reuniões quadrimestrais para a apresentação de resultados.
Os entrevistados também destacam o aumento da arrecadação e falam sobre as melhorias na infraestrutura, que contemplaram reformas e adaptações de prédios nas Comarcas de Aracoiaba, Itaitinga, Iracema e Independência, por exemplo. Para 2018, a previsão é de que sejam investidos R$ 10 milhões, possibilitando a construção dos fóruns de Russas e Itapajé.
Ainda durante a entrevista, falaram sobre o incentivo aos métodos consensuais de solução de conflitos e os projetos para 2018, como a Central de Atendimento que vai funcionar no Fórum Clóvis Beviláqua e o aplicativo “Vai pra onde”, que facilitará o trânsito das pessoas no local.
Outro assunto do programa de TV desta semana é a participação do Judiciário na Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. O assunto foi tema de reunião entre o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, o secretário Sérgio Mendes e coordenadores do projeto. O objetivo é, a partir de gestão pública eficiente, garantir o desenvolvimento do Estado em diversas áreas, contemplando ações que começarão em 2019 e seguirão até 2050.
Tem reportagem sobre convênio firmado entre o TJCE, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) para a instalação do Juizado Especial de Iguatu em novo endereço, localizado no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira. O prédio, cedido pela secretaria, será adaptado pelo Tribunal e deverá ser inaugurado ainda neste semestre.
O programa ainda mostra palestra promovida pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) sobre “Os problemas e desafios do Sistema Internacional de Direitos Humanos”. O ex-embaixador José Augusto Lindgren Alves, diplomata aposentado, esteve à frente da atividade. Tem também matéria sobre a visita de equipe da Escola Nacional da Magistratura (ENM) ao Memorial do Judiciário para a gravação de documentário de resgate da história da Justiça no Brasil.
E você vai conhecer a história do servidor José Ferreira dos Santos, que há 48 anos trabalha no Tribunal e é um dos quatro homenageados com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, maior honraria da Justiça cearense. O governador do Estado, Camilo Santana, o jornalista e historiador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez) e a irmã Maria da Conceição Dias Albuquerque foram os outros três escolhidos, durante sessão do Pleno, ocorrida em 8 de março. A entrega da comenda, concedida a cada dois anos a personalidades que contribuíram para o trabalho do Judiciário, ocorrerá neste semestre.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (07/04), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (09/04), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (10/04), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 48.1 digital aberto, 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.