Conteúdo da Notícia

Representantes do TJCE e do BID alinham execução do segundo ano do Promojud

Ouvir: Representantes do TJCE e do BID alinham execução do segundo ano do Promojud

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, nesta quarta-feira (01/02), no Fórum Clóvis Beviláqua. Na ocasião, o chefe do Judiciário cearense compartilhou os planos para o segundo ano de execução do Programa de Modernização do Poder Judiciário cearense (Promojud).

Já os visitantes elogiaram o andamento do Programa, depositaram confiança nos avanços planejados e desejaram uma boa gestão ao novo presidente, empossado nesta terça-feira (31/01). Em seguida, a equipe do BID se reuniu com secretários e técnicos do Tribunal.

Também participaram do encontro o juiz auxiliar da Presidência, Alexandre Sá, e o superintendente da área Administrativa do Tribunal, Sérgio Mendes. Pelo Banco, participaram da reunião o chefe do Clúster de Governo Digital do BID, Miguel Porrúa, o especialista principal em modernização do Estado e chefe da linha de crédito Brasil Mais Digital, Mariano Lafuente; e o especialista Sênior em Governo Digital e Segurança Cibernética, Santiago Paz.

SAIBA MAIS

Assinado no fim de 2021, o Promojud é a primeira operação no Brasil do BID com o Poder Judiciário na nova linha de crédito do Programa Brasil Mais Digital. O Programa tem dois eixos principais: transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão. Envolve o investimento e o desenvolvimento técnico necessários à transformação digital ampla e profunda, que no âmbito do Judiciário denomina-se “Justiça 4.0”.

Entre os projetos inovadores que estão incluídos no escopo do Promojud estão: a unificação do sistema judicial por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), utilização de robôs, inteligência artificial e outras inovações tecnológicas para entregar soluções digitais aos usuários da Justiça. O Programa envolve também racionalização, otimização dos procedimentos e automação dos processos de trabalho.

Promojud