Conteúdo da Notícia

Reeducandos do projeto Fábrica Escola participam  de confraternização natalina

Reeducandos do projeto Fábrica Escola participam de confraternização natalina

Ouvir: Reeducandos do projeto Fábrica Escola participam de confraternização natalina

A Fábrica Escola, iniciativa que promove a ressocialização de egressos do sistema carcerário, realizou, na última sexta-feira (15/12), confraternização natalina para participantes e ex-participantes do projeto, acompanhados de seus familiares. O evento, realizado no Clube dos Magistrados, reuniu cerca de 150 pessoas e contou com a presença dos juízes das Varas de Execução Penal de Fortaleza, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista.

Na ocasião, foi feita a entrega dos certificados de participação no projeto. Houve também a apresentação do coral da Escola de Música Maria Madalena Queirós, formado por filhos dos reeducandos. As crianças e adolescentes participam de aulas de música ministradas por professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), uma das instituições parcerias do projeto. Além disso, houve jantar, sorteio de brindes e brincadeiras para as crianças.

O projeto é uma parceria entre Judiciário, por meio das Varas de Execução Penal, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras instituições públicas e privadas.

Criado em 2013, tem como missão ressocializar apenados do regime semiaberto e aberto, egressos do sistema penitenciário do Estado, por meio do trabalho, da educação e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os assistidos participam de cursos e treinamentos que vão desde produção de artesanato, vassouras, garrafas PET, bem como costura, serigrafia e artes ecologicamente corretas em madeiras e MDF.