Conteúdo da Notícia

Raul Araújo Filho toma posse no STJ

Ouvir: Raul Araújo Filho toma posse no STJ

Política
13.05.2010
Ato solene aconteceu ontem à tarde, na sede do Tribunal, em Brasília. Várias autoridades do mundo jurídico, político e empresarial, estaduais e nacionais, prestigiaram o evento
A primeiras palavras ouvidas pelo cearense Raul Araújo Filho, tão logo assinou seu termo de posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foram de boas-vindas. Apesar de a cerimônia não prever discursos, o presidente do Tribunal, ministro Cesar Asfor Rocha, conterrâneo do mais novo membro da Corte, fez questão de saudar o colega.
“Ao nosso abraço de boas-vindas, associamos o profundo desejo de que entre nós seja tão bem-sucedido e feliz quanto foi nas instituições em que trabalhou. Tenho a certeza que em muito contribuirá para que o Superior Tribunal de Justiça continue a cumprir satisfatoriamente a missão que lhe destinou a Constituição Federal“, disse.
A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) afirmou ter certeza de que Araújo Filho prestará grande contribuição ao STJ e à Justiça brasileira. “Raul Araújo Filho é um homem que já passou por diversos cargos públicos e mostrou a que veio. Cumpriu todas as missões com seriedade, determinação e honestidade, demonstrando a força e a coragem do povo cearense. Fico muito orgulhosa, como cearense, de ter alguém do tamanho, da estatura e da seriedade de Raul em um tribunal superior“, afirmou.
Para o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ministro Raul Araújo Filho terá um papel extremamente importante no STJ. A opinião é comungada pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará. “Raul Araújo Filho chega ao STJ com 30 anos de carreira. É um brilhante desembargador, que sempre está ao lado do que é novo, das mudanças. É um jovem com muito talento, cultura e honorabilidade“, elogiou.
Para o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), Raul Araújo Filho é uma das pessoas mais bem preparadas do Judiciário cearense, com a consciência de que o Brasil precisa de uma Justiça ágil, comprometida com a sociedade e com o desenvolvimento do país. “Nós perdemos no Ceará, momentaneamente, mas o Brasil ganha com um jovem jurista que vai dar grande contribuição à Justiça brasileira”, destacou.
Cerimônia
Compareceu à cerimônia o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, entre outros ministros daquela Corte. O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, representou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também estiveram presentes à posse o governador Cid Ferreira Gomes e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entre muitas outras autoridades.