Conteúdo da Notícia

Publicadas listas provisórias de jurados que atuarão nas cinco Varas do Júri de Fortaleza em 2022

Ouvir: Publicadas listas provisórias de jurados que atuarão nas cinco Varas do Júri de Fortaleza em 2022

As cinco Varas do Júri da Comarca de Fortaleza publicaram as composições das listas provisórias dos jurados que atuarão nas sessões ordinárias e extraordinárias do Tribunal do Júri da Capital em 2022. Os nomes podem ser conferidos no Edital de Divulgação de Alistamento, publicado no Diário da Justiça, na última sexta-feira (08/10).

A partir da publicação do Edital, qualquer pessoa poderá oferecer impugnação aos nomes constantes na lista, no prazo de 30 (trinta) dias. Após esse prazo, a diretoria do Fórum agendará data e horário para que as Varas do Júri realizem o sorteio dos jurados que servirão durante o ano de 2022.

O edital faz referência ao Código de Processo Penal, o qual estabelece que o serviço do júri é obrigatório e que podem se inscrever maiores de 18 anos com notória idoneidade. A escolha dos jurados não é feita em razão de cor ou etnia, raça, credo, sexo, profissão, classe social ou econômica, origem ou grau de instrução.

Ainda segundo o CPC, o exercício efetivo da função de jurado é considerado serviço público relevante e a pessoa sorteada a comparecer à sessão do júri não pode sofrer descontos nos vencimentos ou salários. No entanto, caso se recuse a participar das sessões sem justificativas, o jurado poderá pagar multa que varia entre um e dez salários mínimos, a ser estipulada pelo juiz, considerando a condição econômica da pessoa.

Confira a lista na íntegra clicando AQUI.