Conteúdo da Notícia

Psicólogas e assistentes sociais do Fórum passam por capacitação para atuarem no Juizado da Mulher

Psicólogas e assistentes sociais do Fórum passam por capacitação para atuarem no Juizado da Mulher

Ouvir: Psicólogas e assistentes sociais do Fórum passam por capacitação para atuarem no Juizado da Mulher

As psicólogas e assistentes sociais do Núcleo de Psicologia e Serviço Social de Fortaleza participaram de curso na manhã desta terça-feira (24/10), no Fórum Clóvis Beviláqua, com as juízas Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, e Teresa Germana Lopes de Azevedo, além da assistente da Unidade Judiciária, Aline Menezes. O objetivo é capacitar as profissionais para atuarem nos processos do Juizado durante o mutirão que irá acontecer de 6 a 10 de novembro deste ano.
Segundo a magistrada, o mutirão vai permitir dar maior celeridade no andamento dos processos. “Nós temos mais de 400 processos pendentes de parecer e a nossa equipe como é muito pequena, composta apenas por duas profissionais, não está dando conta, então por isso nós pedimos ajuda ao diretor do Fórum e estamos aqui debatendo ideias durante estes dois dias de curso para dar um maior andamento nestes processos”. A capacitação prossegue nesta quarta-feira (25), das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a psicóloga Inês Reis e a assistente social Jordianne Guedes, ambas do Juizado da Mulher de Fortaleza.
Rosa Mendonça também destacou que “é muito importante este trabalho que será desenvolvido nestes processos, pois estão pendentes de análises que são determinações judiciais das mais diversas, como pedidos de revogação e suspensão da medida protetiva, alteração de uma visita domiciliar ou uma constatação se é uma violência de gênero, por exemplo. Essa pendência dificulta o trabalho do Poder Judiciário porque esses pareceres das psicólogas e assistentes sociais são importantes para o andamento processual. Durante o mutirão, elas irão fazer todo esse atendimento às partes, elaborar um relatório e mandar ao Poder Judiciário para ser analisado”.