Conteúdo da Notícia

Comitê Executivo do TJCE apresenta  balanço das ações e projetos

Comitê Executivo do TJCE apresenta balanço das ações e projetos

Ouvir: Comitê Executivo do TJCE apresenta balanço das ações e projetos

O Comitê Executivo (Coex) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) esteve reunido, nesta terça-feira (24/10), para apresentação de balanço das ações e projetos que já foram concluídos durante a atual Gestão do Judiciário cearense, iniciada em 31 de janeiro de 2017.
Das 183 iniciativas planejadas pela administração, 67 já foram concluídas, representando 36,6%. Os dados apontam ainda que 103 estão em andamento e 13 aguardam para serem iniciadas. Para o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, o resultado “nos dá o sentimento de que estamos no caminho correto da evolução, do desenvolvimento, da profissionalização, e o Tribunal cada vez mais se esmera no serviço que presta. Estou muito satisfeito”.
Entre as ações, destaque para a capacitação de 850 conciliadores e mediadores, em 17 turmas ofertadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal. A iniciativa reforça o primeiro lugar obtido pelo Judiciário cearense em conciliações entre todos os tribunais estaduais do país, com 25% dos processos solucionados por meio de acordo, conforme dados do relatório “Justiça em Número 2017”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em 4 de setembro deste ano.
“Essas pessoas devem se engajar no trabalho que o Tribunal vem desenvolvendo na melhoria da conciliação para diminuir essa beligerância que ainda persiste no Judiciário brasileiro. O Ceará é destaque no CNJ, com a liderança de ter conseguido o maior número nesse segmento e isso só vem agregar mais valor”, explicou o magistrado.
Também foram destacados projetos e ações da Superintendência Judiciária (4); das Secretarias de: Planejamento (42); Gestão de Pessoas (26); Administração e Infraestrutura (21); Tecnologia da Informação (18); Finanças (15); Judiciária (4); além da Assessoria de Comunicação (2); Assistência Militar (6); das Auditorias Interna (2) e da de Articulação Interna de 1º Grau (2); da Corregedoria-Geral de Justiça (10); do Fórum Clóvis Beviláqua (10); da Escola Superior da Magistratura (5); e do Nupemec (16).
Estiveram presentes os superintendentes da Área Judiciária e Administrativa, Nilsiton Aragão e Luis Eduardo, respectivamente; o consultor jurídico, Francisco Rolim Júnior; além dos secretários Walter Lima Filho (Judiciária), Sérgio Mendes (Planejamento), Moisés Monte Costa (Administração e Infraestrutura), Denise Olsen (Tecnologia) e de Gestão de Pessoas (Ângela Márcia Araújo); os chefes das Assessorias de Comunicação, Carmen Inês, e de Cerimonial, Silvio de Paiva Ribeiro; da Assistência Militar, tenente-coronel Clauber de Paula; o auditor-chefe de Controle Interno, Leonel Gois; servidores da Secretaria de Planejamento; e José Wilton Bessa Sá, secretário executivo da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.