Conteúdo da Notícia

Promotores e defensores das Varas da Infância e da Juventude iniciam treinamento no SAJ

Ouvir: Promotores e defensores das Varas da Infância e da Juventude iniciam treinamento no SAJ

Promotores e defensores das cinco Varas da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza iniciaram nessa quarta-feira (17/08) o treinamento para operar o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software utilizado na gestão dos processos virtuais.
A capacitação, que segue até sexta-feira (19/08), é dividida em duas partes, uma geral, sobre as funcionalidades do sistema, e outra específica, relativa aos fluxos de trabalho de cada área. No caso das Varas da Infância e Juventude, serão tratados os fluxos referentes à área cível, à área do ato infracional e execução de medidas socioeducativas.
Para Vágner de Farias, defensor da 2ª Vara da Infância e da Juventude, a virtualização é um processo importante. “Acredito que a medida, além de evitar o desperdício de papel, busca racionalizar os processos, principalmente na questão burocrática”.
O promotor José Evânio Guedes, da 1ª promotoria auxiliar da Infância e da Juventude, acredita que os processos virtuais devem melhorar e facilitar o trabalho de todos. “Agora isso deve ser feito com cautela, sem atropelar nenhuma etapa. Precisamos pensar nas pessoas que não dominam a tecnologia da informação. Mas, de um modo geral, acredito que essa medida será positiva”, afirma.
40 servidores e os juízes das Varas da Infância e da Juventude já passaram pelo treinamento. A próxima etapa será a implementação do processo eletrônico nessas unidades.