Conteúdo da Notícia

Promotores, defensores e advogados serão treinados para utilizar sistema que unifica ações penais

Promotores, defensores e advogados serão treinados para utilizar sistema que unifica ações penais

Ouvir: Promotores, defensores e advogados serão treinados para utilizar sistema que unifica ações penais

Promotores de Justiça e defensores públicos iniciam nesta quinta-feira (05/12), treinamento para utilização do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que abrange informações de todas as Varas de Execução Penal do País. A capacitação será ministrada por equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Já na sexta-feira (06) será a vez dos advogados e gestores penitenciários, que farão o curso na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) porque auditório do Tribunal estará ocupado. Na quarta-feira (04), na sete do TJCE, o curso será destinado a magistrados. O treinamento prossegue até 10 de dezembro com públicos variados. Veja o cronograma completo ao final da matéria.
No último dia 27, servidores e Estagiários da Secretária Judiciária de 1º Grau/Secretarias e Gabinetes das Varas Criminais passaram por capacitação para usar a ferramenta. O trabalho vem sendo acompanhado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Ceará, que tem como supervisor o desembargador Henrique Holanda Silveira.
SAIBA MAIS
O novo sistema do CNJ foi criado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e surgiu em decorrência da imprecisão de dados sobre a execução penal e a inconsistência de diferentes sistemas nos Tribunais brasileiros. A juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, coordenadora do GMF-PR, explicou que um dos objetivos da ferramente é a maior transparência. “O SEEU dá todas as informações de forma automatizada. O Brasil é um País enorme, as pessoas são presas em outros estados, gerando várias questões sobre competência. Então essa é maior preocupação do CNJ, integrar e unificar”, afirmou.
Mais sobre o assunto: Começa treinamento para utilização do sistema que unifica ações de execução penal
Veja calendário de treinamento para todos os integrantes do sistema de Justiça
04/12 – 14 às 17h (Público: Magistrados) – na sede do TJCE
05/12 – 9h às 12h e 14 às 17h (Público: Promotores e Defensores Públicos)  – sede do TJCE
06/12 – 9h às 12h e 14 às 17h (Público: Advogados e Gestores penitenciários) – Esmec
09/12 – 9h às 12h (Público: Servidores da Central de Mandados e oficiais de Justiça – Sede do TJCE
10/12 – 9h às 12h (Público: Servidores e Estagiários da SEJUD 1º Grau / Secretarias e Gabinetes das Varas Criminais – Sede do TJCE