Conteúdo da Notícia

Projeto pedagógico do TJCE “Ler É Legal” leva participantes para visitar o Theatro José de Alencar

Ouvir: Projeto pedagógico do TJCE “Ler É Legal” leva participantes para visitar o Theatro José de Alencar

Participantes do projeto “Ler É Legal”, que contempla auxiliares de serviços gerais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), têm a oportunidade de conhecer o Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza. Nessa terça-feira (17/10), 27 profissionais participaram de visita guiada ao espaço e, nesta quarta-feira (18), será a vez de outras 25 pessoas terem contato com o equipamento cultural, um dos mais importantes para o patrimônio histórico cearense.

A iniciativa é da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) para, por meio do incentivo à leitura e do contato com diversas formas de manifestações artísticas e culturais, ampliar o conhecimento e as perspectivas de crescimento pessoal dos colaboradores. Ao estimular o gosto pelas palavras, a ação fortalece também habilidades essenciais para a vida e para o trabalho.

Segundo a chefe da Seção de Capacitação do (Secap) do FCB, Thaís Barbosa de Oliveira Maia, o projeto foi iniciado em 2020, mas precisou ser interrompido durante a pandemia da covid-19 e retornou ano passado. Em 2022, três turmas foram formadas em cada semestre, de acordo com a escolaridade.

“Ao longo do projeto a gente percebeu que não haveria muita necessidade de fazer a distinção da escolaridade. Neste ano fizemos uma única turma e vieram diversas ideias dos próprios participantes. Então, para que o conhecimento adquirido vá além das palavras escritas, pensamos nessa visita que apresenta o teatro, prédio histórico do lugar onde eles vivem e que leva o nome de um dos autores que estudam”, ressalta.

Ampliar o conhecimento e a capacidade de comunicação é o resultado sentido por quem frequenta os encontros. Josineide Pereira de Araújo, que trabalha há 13 anos no Fórum da Capital, já vinha aguardando ansiosamente para compor uma turma e agora aproveita toda a programação. “Ajuda demais na comunicação, que para muita gente é difícil. Nós lemos alguns títulos, assistimos palestras, visitamos lugares, acompanhamos novidades culturais. Isso melhora nosso olhar”, detalha.

O PROJETO 

A metodologia utilizada envolve atividades de leitura e interpretação de textos, com debates em grupo e exercícios de produção textual. Os encontros ocorrem semanalmente, às terças-feiras e às quintas-feiras, das 14h às 15h30. Cada dia é destinado para grupo diferente e cada encontro aborda tema específico.

Este semestre, o projeto vem diversificando ainda mais os assuntos tratados, proporcionando aprendizados e reflexões úteis para o dia a dia de trabalho e para as diversas áreas da vida, conforme as demandas e interesses dos próprios participantes. Já foram realizados encontros sobre técnica de atenção plena (mindfulness), postura no trabalho e comunicação não violenta. Além disso, já estão previstas, para os próximos meses, atividades de orientação nutricional, aulas de inglês e treinamentos sobre criatividade e improviso.