Conteúdo da Notícia

Projeto “Justiça e Cidadania” promove palestra para alunos de escola estadual

Projeto “Justiça e Cidadania” promove palestra para alunos de escola estadual

Ouvir: Projeto “Justiça e Cidadania” promove palestra para alunos de escola estadual

Estudantes da Escola Estadual Dom Antônio Almeida Lustosa receberam, nesta quarta-feira (12/12), a visita da juíza Dilara Pedreiro Guerreiro de Brito, da 1ª Vara Cível de Fortaleza. A ação faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, que tem o objetivo de aproximar o Judiciário cearense da sociedade.

Na ocasião, a magistrada proferiu palestra sobre sexualidade para uma plateia de 275 jovens entre 14 e 17 anos, que estudam no bairro Edson Queiroz. Também falou sobre o trabalho do Judiciário e explicou o que é uma ação de indenização por dano moral. “O bullying, por exemplo, é uma violação ao direitos, pois traz danos a quem sofre esse tipo de agressão. A sociedade se baseia em regras e valores, sendo necessário respeitar um ao outro”.

Ao final, a magistrada respondeu perguntas sobre crime de estupro e união estável. “A palestra foi informativa e esclareci dúvidas sobre direitos e deveres. Entendi que cada atitude tomada gera consequências”, declarou Francisca Nedina, de 17 anos, estudante do 2º Ano.

Para a coordenadora do colégio, Maria Djanine Medeiros Leão, a iniciativa da Justiça do Ceará é de grande importância, pois “contribui para a formação dos jovens e elimina a distância entre Judiciário e comunidade”

A juíza esteve acompanhada de Clara Leonor Távora, diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A Seplag coordena o projeto, com apoio da Assessoria de Cerimonial.

Durante o ano, foram realizadas 16 visitas a instituições de ensino, contemplando 3.844 estudantes. A iniciativa está em conformidade com a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário. As escolas públicas ou privadas, interessadas em agendar visitas, devem entrar em contato com a Seplag, por meio do telefone (85) 3207.6862.