Conteúdo da Notícia

Projeto do Mutirão Carcerário vai contar com apoio do BNB para ressocializar ex-detentos

Ouvir: Projeto do Mutirão Carcerário vai contar com apoio do BNB para ressocializar ex-detentos

O Banco do Nordeste (BNB) é o mais novo membro do comitê gestor do projeto Liberdade com Cidadania, que tem como objetivo promover a ressocialização dos egressos do sistema prisional do Estado. A participação do banco foi conseguida através do trabalho realizado pelo Mutirão Carcerário do Ceará, que é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Corregedoria Geral da Justiça.
A participação do BNB na reinserção dos ex-detentos se dará de duas formas: pela concessão de uma linha de crédito para estimular o empreendedorismo entre os apenados e pela contratação direta desse público para trabalhar no próprio banco. No primeiro caso, o crédito será empregado com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, no segundo, as contratações serão viabilizadas através da parceria com o Conselho Nacional de Justiça e com a Secretaria da Justiça do Estado (Sejus).
?A entrada do BNB no comitê gestor do projeto é muito importante. Primeiro, porque, por ser um banco público, representa o Estado se envolvendo na ressocialização dos presos. Segundo, porque, considerando as dificuldades que existem para captar vagas no mercado de trabalho para a população carcerária, oferecer essa possibilidade do próprio negócio é uma maior garantia de reinserção social?, avalia o analista judiciário à disposição do CNJ, David Cruz. E completa: ?Além disso, o BNB é um forte aliado por já ter um longo histórico de projetos sociais de sucesso e por ter ações de responsabilidade social consolidadas?.
Criado pelo Mutirão Carcerário e incorporado ao Programa Nacional Começar de Novo, do CNJ, o projeto Liberdade com Cidadania já conta com a participação de entidades como Universidade Estadual do Ceará (Uece), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria de Assistência Social de Fortaleza, Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sebrae, Defensoria Pública do Estado e da União, Pastoral Carcerária e empresa Metal Mecânica Maia.