Conteúdo da Notícia

Programa “Um Novo Tempo” promove ressocialização para 280 apenados

Programa “Um Novo Tempo” promove ressocialização para 280 apenados

Ouvir: Programa “Um Novo Tempo” promove ressocialização para 280 apenados

O programa “Um Novo Tempo” reúne uma série de projetos de ressocialização realizados pelas Varas de Execução Penal (VEP) de Fortaleza. A iniciativa foi criada no início de 2013 a partir de parcerias firmadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com instituições públicas e privadas.

Atualmente, o projeto atende a cerca de 280 apenados que estão em livramento condicional ou cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto. Os assistidos contam com benefícios como trabalho remunerado, estudo, capacitações profissionais, acompanhamento psicossocial e encaminhamentos para tratamentos psicológicos.

Os beneficiados são identificados pelos próprios juízes da execução penal (durante as audiências) ou nos atendimentos psicossociais do Núcleo de Apoio à Execução Penal. A partir daí, são encaminhados a um dos projetos pertencentes ao programa: “Cozinha Mágica”, “Fábrica Escola”, “Aprendizes da Liberdade”, “Reconstruir” e “Justiça de Portas Abertas”.

A juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª VEP e uma das idealizadoras do trabalho, destacou a importância do programa. “Com as oportunidades que criamos, contribuímos para a ressocialização e a reinserção deles como cidadãos. Ganham os beneficiados, suas famílias e a própria sociedade, uma vez que ações dessa natureza refletem de forma positiva na diminuição da violência”.

Outra idealizadora, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Jurisdição (NAJ) de Fortaleza, Denise Aguiar, considera a iniciativa uma visão de resgate da dignidade humana, um princípio constitucional que, segundo ela, é o axioma do programa. “É uma resgate do indivíduo e de sua autoestima, que possibilita a reconstrução dos laços familiares, bem como a inserção do sujeito na sociedade, nas suas diferentes vertentes”.

Além delas, “Um Novo Tempo” tem como idealizadores o juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista Júnior, titular da 3ª VEP, e a assistente social do Juizado da Infância e da Juventude da Capital, Meyre Costa.