Conteúdo da Notícia

Programa Ronda Maria da Penha atende  cerca de 110 mulheres na Capital

Programa Ronda Maria da Penha atende cerca de 110 mulheres na Capital

Ouvir: Programa Ronda Maria da Penha atende cerca de 110 mulheres na Capital

Desde que foi criado, em março de 2015, o programa “Ronda Maria da Penha” vem prestando assistência para cerca de 110 mulheres que sofreram violência domiciliar na Capital. As vítimas são encaminhadas pelo Juizado da Mulher de Fortaleza.
A iniciativa, que visa combater à violência doméstica, é resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário do Ceará e a Polícia Militar estadual. Atualmente, sete bairros de Fortaleza são atendidos pelo projeto: Aldeota, Vicente Pinzón, Meireles, Varjota, Cais do Porto, Mucuripe e Praia de Iracema.
Para a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado, “a ação é fundamental e importante no acompanhamento e cumprimento das medidas protetivas. Com o programa, a população vê a polícia mais próxima e dando cobertura aos casos. É muito positivo para a Justiça”, afirmou.
A expectativa da Polícia Militar é que os 119 bairros da Capital sejam atendidos pelo programa. Os casos acompanhados não apresentam um perfil definido das vítimas, já que a violência doméstica atinge todas as camadas sociais, conforme informou a magistrada.
O Juizado recebe, por mês, uma média de 450 pedidos de medidas protetivas. Esses dados são repassados aos policiais do Ronda do Quarteirão, que se deslocam às casas das vítimas para acompanhar o que está acontecendo.
Depois da visita à residência, os agentes encaminham a mulher à rede socioassistencial. Também realizam o acompanhamento e cumprimento das medidas protetivas deferidas pelo Juizado.