Conteúdo da Notícia

Programa promove intercâmbio entre  Judiciário do Ceará e comunidade estudantil

Programa promove intercâmbio entre Judiciário do Ceará e comunidade estudantil

Ouvir: Programa promove intercâmbio entre Judiciário do Ceará e comunidade estudantil

A comunidade estudantil tem a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento, as unidades e a história do Judiciário estadual. O programa de esclarecimento ao público foi criado em 2011, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Na tarde desta quarta-feira (02/04), participaram do projeto 38 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, localizada no bairro Sabiaguaba, em Fortaleza. No roteiro, visitaram o Memorial, a Biblioteca e o auditório Pleno, acompanhados pelo professor George Pimenta.

No período da manhã foi a vez de 47 estudantes do 8º ano da Escola Municipal Ismael Pordeus, do bairro Jardim das Oliveiras, na Capital. Eles vieram na companhia dos professores Fernando Comaru e Luís Américo Teixeira.

Essa atividade faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, parceria entre as Assessorias de Cerimonial e Institucional do TJCE. Os telefones para agendamento de visitas são 85 – 3207.7044 ou 7052. Têm ainda palestras de juízes nos estabelecimentos de ensino e distribuição de material educativo.

FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA

Também nesta quarta, estudantes do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) assistiram a duas palestras no Fórum Clóvis Beviláqua. Os temas abordados foram “A Ouvidoria e a Efetividade da Justiça”, proferida pelo coordenador da Ouvidoria, Roberto Moreira, e “Psicologia Jurídica e a Interface com o Direito”, com a psicóloga do Núcleo de Apoio à Jurisdição (NAJ), Lúcia Pinheiro.

As explanações fazem parte do projeto “O Fórum mais próximo da sociedade”. O objetivo é oferecer oportunidades para que alunos conheçam as atividades desenvolvidas por magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e servidores.