Conteúdo da Notícia

Programa do TJCE possibilita que estagiários de Direito tornem-se profissionais bem-sucedidos

Ouvir: Programa do TJCE possibilita que estagiários de Direito tornem-se profissionais bem-sucedidos

Criado em 2019, o programa de Estágio de pós-graduação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem formado vários profissionais com a experiência de conhecer de perto como funciona o Poder Judiciário. Atualmente, o TJCE tem 420 estagiários de pós-graduação da área do Direito ativos.

Muitos desses estagiários se destacam em suas funções e são aproveitados como profissionais, seguindo carreira dentro do TJCE. É o caso de Kartilene Fernandes, que entrou no estágio em 2020, de olho no aprendizado e no futuro.

“Sabia que oportunidades poderiam surgir, mas com a pandemia e o home-office, fiquei receosa. Contudo, me dediquei e me mantive disposta a aproveitar a experiência, que foi desafiadora, pois fui designada para o Gabinete da 3ª Câmara de Direito Público e eu só tinha trabalhado até então, com Direito Privado. Acabei me apaixonando pela matéria. A experiência foi incrível, o desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo é muito atuante e os servidores comprometidíssmos. Não me faltou suporte”.

Com o destaque no trabalho apresentado, Kartilene foi convidada a continuar trabalhando no Judiciário. “Logo que terminei meu estágio fui indicada para um cargo em comissão e, em seguida, retornei ao Gabinete como assessora. Dedicação e comprometimento nunca valeram tão a pena”.

O programa de estágio de pós-graduação foi implementado justamente na Gestão do desembargador Washington Araújo como presidente do TJCE. Para o magistrado, os resultados do projeto são um dos grandes legados do período. “O Tribunal recebeu os estagiários de braços abertos. Tivemos o privilégio de ver a evolução deles no dia a dia. Fico feliz em ver como esses profissionais souberam agarrar essa oportunidade e hoje continuam contribuindo e orgulhando o Judiciário com seus talentos”.

“CASOS DE SUCESSO”

A situação se repete em outras trajetórias bem-sucedidas. Paloma Lins, por exemplo, também foi estagiária de pós e sugere para quem pode este projeto. “Acho um programa importantíssimo. É um verdadeiro caso de sucesso para o Tribunal de Justiça. É uma contribuição para os estudantes de Direito, pois nos dá uma oportunidade de participar de um programa humanizado, com uma carga horária reduzida permitindo conciliar o estudo ao trabalho. Isso sem falar em todo o aprendizado, profissionalmente e pessoalmente”.

Paloma hoje também segue carreira no Judiciário e credencia isso ao desempenho no período em que estagiou. “Além dos conhecimentos, foi através do estágio que tenho hoje meu cargo no TJCE. Eu faria tudo novamente, foi um divisor de águas na minha carreira que está só começando”.

Outro caso de sucesso é da assistente de apoio Natasha Oliveira. De acordo com a ex-estagiária, o seu objetivo foi aproveitar ao máximo o período no Judiciário cearense. “Para mim, foi uma oportunidade de ouro. Eu tive uma experiência em várias áreas no 1º Grau, o que foi muito vantajoso. Depois quis aprender ainda mais e adquirir mais conhecimento, sabendo que o Tribunal tem um leque de oportunidades. Tentei aproveitar ao máximo e também tive uma vivência no 2º Grau”.

Natasha é mais uma profissional que credita a vivência no programa ao seu momento atual. “Se eu não tivesse feito o estágio, com certeza hoje não estaria no cargo que ocupo. Eu não teria todas as experiências adquiridas que foram fundamentais na minha contratação”.

Todo ano, novas seleções são abertas para novos estágios no TJCE. Em 2021, 354 estagiários de pós-graduação foram contratados. Em 2022, até novembro, 268 novos estagiários começaram no Tribunal.