Conteúdo da Notícia

Programa de Modernização do Judiciário cearense é apresentado para membros da Diretoria da CDL de Fortaleza

Ouvir: Programa de Modernização do Judiciário cearense é apresentado para membros da Diretoria da CDL de Fortaleza

Com projetos inovadores, focados na transformação digital, no aprimoramento dos serviços ao cidadão e no fortalecimento da governança e da gestão, o Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojd) foi apresentado aos membros da Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), no Centro de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (18/07).

À frente dos trabalhos, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Nailde Pinheiro Nogueira, enfatizou a importância da modernização do Judiciário. “Nesta Gestão há um impulso grande da tecnologia. Os nossos processos estão virtualizados, fazendo com que os colaboradores possam trabalhar a distância, favorecendo uma comunicação maior entre magistrados, servidores, advogados e população. Com o incremento da tecnologia, os serviços do Tribunal estão mais dinâmicos e céleres”, disse a magistrada ao externar sua felicidade durante o encontro.

A presidente do TJCE afirmou que a pandemia impulsionou o Judiciário estadual e “nos encorajou a dar um passo a mais na organização da Instituição, levando em consideração que a tecnologia está aí para ser utilizada com finalidade de otimizar os serviços e tornar o atendimento mais ágil ao cidadão”.

Na ocasião, a magistrada ainda destacou a entrega de um grande número de fóruns no Interior que estão sendo modernizados. “Os equipamentos estão dando um suporte maior na qualidade de vida e nos trabalhos de juízes, servidores, advogados e defensores, além da população que procura a Justiça para atender suas demandas”.

O presidente da CDL de Fortaleza, empresário Assis Cavalcante, citou a semelhança que existe entre o Judiciário e a CDL, quando o assunto é o melhor atendimento ao cidadão. Também enalteceu o modernismo dos serviços disponibilizados na atual Gestão do TJCE. “No Judiciário, existe a relação magistrado e sociedade, aqui é a relação entre o consumidor e o comércio, priorizando um atendimento de qualidade. Muito importante o diálogo e a abertura que a desembargadora Nailde implantou no Tribunal. Essa nova metodologia proporcionou o fim dos embates. Com as novas tecnologias, as audiências e oitivas de testemunhas online deram um dinamismo muito grande aos serviços da Justiça, atingindo o princípio da economicidade e melhorando a agilidade processual”.

PROJETOS INOVADORES
À Diretoria da CDL de Fortaleza foram apresentados os 28 projetos inovadores que estão incluídos no escopo do Promojud. Destaque para a unificação do sistema judicial por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), utilização de robôs, inteligência artificial e outras inovações tecnológicas para entregar soluções digitais aos usuários da Justiça. O Programa, que envolve investimentos da ordem de 35 milhões de dólares, também foca na racionalização, otimização dos procedimentos e automação dos processos de trabalho. A apresentação foi conduzida pelo pelo superintendente administrativo do TJCE, Sérgio Mendes. Também participou o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre Costa.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

 

Promojud