Conteúdo da Notícia

Programa Celeridade e Produtividade proporciona aumento de 31% nas baixas processuais

Programa Celeridade e Produtividade proporciona aumento de 31% nas baixas processuais

Ouvir: Programa Celeridade e Produtividade proporciona aumento de 31% nas baixas processuais

O Programa Celeridade e Produtividade do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) proporcionou aumento de 31,15% no número de baixas processuais na área cível (Direito Público e Privado) do 2º Grau, no período de junho a outubro deste ano. Em 2018, no mesmo período, foram baixados um total de 8.909 processos. Em 2019, houve acréscimo de 2.775 ações, totalizando 11.684. O programa começou a ser executado em 27 de maio deste ano.
A iniciativa é supervisionada pela Vice-Presidência do Tribunal, que tem à frente a desembargadora Nailde Nogueira Pinheiro. Para a magistrada, os resultados são frutos da “excelência no serviço prestado pelos servidores da área cível, sobretudo, no engajamento dos gestores envolvidos”.
A gerente cível do Tribunal, Inaura de Oliveira Caminha, atribui o êxito dos trabalhos à “utilização de ferramentas gerenciais tecnológicas para auxiliarem nos serviços, aos coordenadores das Câmaras de Direito Público e Privado e, principalmente, aos seus respectivos servidores. Fomos qualificados e ganhamos autonomia para gerir nossas atividades”, reconheceu.
Em setembro, foi apresentado aos gestores da área cível o Sistema de Estatística e Informação (SEI). A ferramenta encontra-se em fase de aperfeiçoamento para o gerenciamento de recursos, proporcionando maior celeridade aos trâmites processuais, nas unidades da Secretaria Judiciária do TJCE, sob a gestão de Walter Lima Filho.
A coordenadora das Câmaras de Direito Público, Sulamita Melo de Almeida, destaca que, além do treinamento, os serviços foram otimizados com a disponibilidade de um grupo extra de trabalho, composto por oito servidores, além de estudantes do 2º Grau de escolas públicas da Capital. “A Gestão criou condições de trabalhos mais favoráveis com a agregação de força de trabalho. Isso está culminando num resultado mais eficaz”, enfatizou.
Tiago Nunes Carvalho, coordenador das Câmaras de Direito Privado, destaca que os serviços feitos também “têm o suporte do Núcleo de Qualificação do Acervo, vinculado à Vice-Presidência, que identifica processos pendentes e atrasados, além de ações prioritárias”.
As atividades realizadas pelos servidores das áreas cíveis são acompanhadas, em tempo real, por meio das soluções do incremento de produtividade gratuita, baseadas na nuvem, que oferece uma variedade de aplicativos e utilitários, que possibilitam o monitoramento constante do desempenho dos trabalhos realizados.