Conteúdo da Notícia

Professor e historiador fala sobre valorização da vida na campanha Setembro Amarelo do TJCE

Professor e historiador fala sobre valorização da vida na campanha Setembro Amarelo do TJCE

Ouvir: Professor e historiador fala sobre valorização da vida na campanha Setembro Amarelo do TJCE

Dando continuidade à programação da campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio, o Poder Judiciário do Ceará promoveu, nesta quinta-feira (12/09), a palestra “A Voz da Vida”, ministrada pelo professor e historiador Nilton Sousa, além de sessão de massagem gratuita com massoterapeutas do projeto “Visão nas Mãos”. Ambos os eventos ocorreram no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).
Pela manhã, com o 1º Salão do Júri repleto de estudantes de escolas municipais, o professor falou sobre a importância da valorização do amor próprio e dos sentimentos positivos, como forma de chamar a atenção em relação à depressão e suicídio. “Falar do tema frontalmente não contribui, precisamos celebrar a vida. Desse modo a gente usa uma didática que possa despertar esses valores e as riquezas interiores que o ser humano tem”, explicou o palestrante.
Para Nilton Sousa, é cada vez maior a necessidade de se criar iniciativas como essa, nas mais diversas instituições, para que a “gente possa qualificar nosso contexto coletivo, nosso caráter civilizatório e a nossa história enquanto humanidade, além de refletir sobre a vida, a qualidade psicológica, o equilíbrio que devemos desenvolver”.
Além dos estudantes convidados, também assistiram à palestra magistrados e servidores. A desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, que organiza a campanha no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), destacou que é importante a inclusão dos jovens nas discussões sobre prevenção ao suicídio e combate à depressão.
Já a diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, ressaltou a necessidade do debate sobre o assunto como forma de combate ao problema, que tem se agravado muito nos últimos anos e que precisa de iniciativas como a do Poder Judiciário. O evento contou ainda com o sorteio de brindes para os alunos que estiveram presentes.
Visão nas Mãos

Quem esteve no Fórum nesta tarde, teve a oportunidade de receber uma massagem relaxante com os profissionais do projeto “Visão nas Mãos”. A iniciativa, oferecida pela Associação Cearense dos Magistrados (ACM), foi elogiada pelos participantes. “Importante demais sair do ambiente do trabalho e conseguir relaxar e desconectar um pouco da rotina corrida. A inciativa é bem positiva e mostra a preocupação da diretoria com quem trabalha no Fórum”, afirma Wandembergue Santos, servidor da 2ª Vara da Infância e Juventude.
Para o massoterapeuta Luiz Gonzaga Rodrigues, é gratificante saber que através das mãos ele faz as pessoas se sentirem melhor. “É uma troca de energia. A gente é um receptor das energias negativas de quem recebe a massagem. Dessa forma, fico satisfeito quando percebo que fiz bem às pessoas”.
O projeto “Visão nas Mãos”, uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza, conta com massoterapeutas deficientes visuais que realizam sessões de massagem relaxante nas instituições parceiras. No Fórum Clóvis Beviláqua, o projeto funciona todas as terças-feiras, a partir das 9h, na Seção de Saúde Ocupacional. O valor da massagem é R$ 15,00.
Nesta sexta-feira (13/09), a programação da campanha “Setembro Amarelo” terá mais dois eventos no Fórum Clóvis Beviláqua. Às 10h, haverá palestra com a psicóloga Caroline Treigher, no Auditório Agenor Studart, com o tema “Quando a vida perde o encanto”. À tarde, a partir das 14h, serão oferecidas sessões de Reiki com terapeutas da Comunidade Afago e com a coach Bianca Sales, na Sala Ecumênica.