Conteúdo da Notícia

Professor da Faculdade de Direito de Lisboa  visita Memorial do Poder Judiciário do Ceará

Professor da Faculdade de Direito de Lisboa visita Memorial do Poder Judiciário do Ceará

Ouvir: Professor da Faculdade de Direito de Lisboa visita Memorial do Poder Judiciário do Ceará

O coordenador do Memorial do Poder Judiciário do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, apresentou, nesta terça-feira (09/11), o espaço dedicado à preservação da memória da Justiça estadual ao professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e membro da Academia de Direito Público Europeu, Sérvulo Correia. O desembargador explicou sobre os nomes, fatos, documentos e móveis que fazem parte da história do Judiciário cearense.
O professor conheceu a mobília do Tribunal Pleno utilizada na década de 30, na antiga sede do Palácio da Justiça que funcionava no Centro de Fortaleza. Naquela época, o plenário era composto por sete cadeiras. No Memorial, está exposta, entre outras, a foto da primeira juíza brasileira, Auri Moura Costa, que mais tarde se tornou desembargadora. Por fim, visitou a Galeria Clóvis Beviláqua, espaço dedicado ao acervo do grande jurista cearense.
Para o desembargador Ademar Mendes, o Nordeste brasileiro sempre foi pródigo em civilistas, entre eles, Clóvis Beviláqua. “Ele preparou o anteprojeto do Código Civil Brasileiro, de 1916, em vigor até 2001, quando passou a vigorar o atual Código. No entanto, é praticamente uma repetição do que fora apresentado por Clóvis Beviláqua. Foi uma figura notável. Para o Tribunal de Justiça do Ceará, é uma grande honra ter uma das pessoas mais significativas do Direito Civil brasileiro”, destacou.
A visita foi acompanhada pelo desembargador Clécio Aguiar de Magalhães e pelo vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil ? seccional do Ceará (OAB/CE), Fábio Zech Sylvestre.