Conteúdo da Notícia

Professor acusado de matar companheira será julgado nesta quarta-feira

Professor acusado de matar companheira será julgado nesta quarta-feira

Ouvir: Professor acusado de matar companheira será julgado nesta quarta-feira

A 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, às 9h desta quarta-feira (05/08), no 1º Salão do Júri, o professor Andrei Erik Landim Pimentel. Ele é acusado de matar a companheira, Ana Cristina Vieira do Amarante, enquanto ela dormia.
O réu será julgado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima). A sessão será presidida pela juíza Daniela Lima da Rocha.
A acusação ficará a cargo do promotor de Justiça Humberto Ibiapina e das assistentes de acusação, as advogadas Edna Gomes de Lima e Ana Dantas Cavalcante. A defesa será promovida pelo defensor público Eduardo Antônio Andrade Villaça.
Esta é a terceira tentativa de realizar o julgamento. Nas outras ocasiões, dias 17 de abril e 25 de junho deste ano, as sessões foram adiadas porque o laudo psiquiátrico da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), requerido pelo Ministério Público do Ceará (MP/CE), não foi concluído.
O processo (nº 0196400-25.2012.8.06.0001) é um dos julgamentos agendados para a II Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorre em todo o País desde a última segunda-feira (03/04), prosseguindo até a próxima sexta-feira (07/08).
O CRIME
O crime ocorreu no dia 5 de agosto de 2012, por volta de 1h, no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. Segundo denúncia do MP/CE, na noite anterior ao homicídio, o casal havia discutido porque Ana Cristina teria saído de casa sem a companhia de Andrei. Na madrugada, o acusado assassinou a vítima com vários disparos, no momento em que ela dormia.
No dia seguinte, o réu se apresentou espontaneamente à polícia e confessou o crime. Ele teve a prisão preventiva decretada dias depois e foi submetido a exame de sanidade mental. A avaliação concluiu que ele tinha diminuição da capacidade de entendimento do caráter criminoso do fato.