Conteúdo da Notícia

Fórum inicia atividades preventivas de saúde durante II Semana da Justiça pela Paz em Casa

Fórum inicia atividades preventivas de saúde durante II Semana da Justiça pela Paz em Casa

Ouvir: Fórum inicia atividades preventivas de saúde durante II Semana da Justiça pela Paz em Casa

O Serviço Integrado de Saúde do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, nesta terça-feira (04/08), atividades preventivas de saúde para servidores e público externo. As ações ocorreram das 9h às 11h e das 14h às 16h. A iniciativa faz parte da II Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Uma das ações promovidas foi a orientação sobre saúde bucal e a importância da aplicação de flúor. “O flúor é bastante importante, pois ele ajuda a recompor a estrutura do dente que enfraquece com as ações externas do dia a dia (alimentos, ácidos, cítricos e bactérias)”, afirmou o dentista Sílvio Gurgel, que participa da iniciativa.
O profissional da saúde ainda explicou como fazer o auto exame para saber se o paciente está com sintomas de câncer bucal. Segundo ele, a pessoas deve analisar se há vermelhidão ou feridas que demoram a cicatrização nos lábios, céu da boca, parte interna da bochecha, garganta e ainda embaixo da língua e laterais.
A funcionária Jardelma de Morais da Silva disse ter ficado bastante feliz com o atendimento. “Foi muito bom, fiz a aplicação do flúor que há muito tempo não fazia. Foi bem fácil”.
Durante o dia, também foram realizadas orientações sobre câncer de mama, do colo do útero e de boca, além de aferição da pressão arterial. A enfermeira Gabriella Lobo ressaltou a relevância de se estar sempre medindo a pressão. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa. E a aferição da pressão ajuda na prevenção de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, entre outras”, esclareceu.
A programação segue nesta quarta-feira (05/08) com vacinação contra gripe e sarampo, além de seguir com a aplicação do flúor e teste do câncer bucal, aferição de pressão arterial e orientação sobre câncer do colo do útero e de mama.
O evento está sendo realizado pelo o Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza e conta com a participação do Centro de Treinamento Integrado (CTI); Departamento de Material, Patrimônio e Serviços Gerais; Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará e Parque Gráfico do TJCE, além das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual (por meio do Posto de Saúde Matos Dourado).