Conteúdo da Notícia

Processos das novas Câmaras Cíveis terão tramitação exclusivamente eletrônica

Processos das novas Câmaras Cíveis terão tramitação exclusivamente eletrônica

Ouvir: Processos das novas Câmaras Cíveis terão tramitação exclusivamente eletrônica

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está digitalizando os processos físicos da 2ª Instância para permitir que a tramitação ocorra por meio eletrônico. O primeiro lote, com mil ações judiciais, foi enviado à central de digitalização, onde é feita a conversão dos feitos tradicionais (papel) em arquivos digitais.
Na central, passam por etapas, como higienização, digitalização e indexação. Os processos saem do TJCE devidamente cadastrados e lacrados. O serviço é feito pelo Núcleo de Digitalização, formado por servidores da instituição.
Segundo o gerente da Virtualização do 2º Grau, Pedro Cavalcante, até a próxima semana, os primeiros mil processos devem retornar ao TJCE, no formato virtual, por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), programa adotado pelo Poder Judiciário estadual. Esse intercâmbio deve ocorrer até que todas as ações, que serão redistribuídas para a 7ª e 8ª Câmaras Cíveis, sejam convertidas. ?Até julho deste ano, o acervo processual em papel da demais Câmaras do Tribunal passará pelo mesmo procedimento?, frisou Pedro Cavalcante.