Conteúdo da Notícia

Pretendentes à adoção e servidores participam de treinamento no Palácio da Justiça

Pretendentes à adoção e servidores participam de treinamento no Palácio da Justiça

Ouvir: Pretendentes à adoção e servidores participam de treinamento no Palácio da Justiça

Na busca de se tornarem mães e pais adotivos, 19 casais e um pretendente à adoção participaram, nesta sexta-feira (08/11), de curso preparatório promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Ceará (Cejai-TJCE), que é presidida pela desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes.
Pela manhã, os participantes do Judiciário assistiram à palestra ministrada pela psicóloga e psiquiatra da Rede Adotiva de Fortaleza, Gilvânia Andrade. Entre eles, estavam o casal Raimundo Barbosa e Lucilene Sousa, vindos do Município de Timon, no Maranhão.
O filho deles apadrinhou duas irmãs há quatro meses. Nesse período, eles criaram vínculo com as crianças e decidiram adotá-las. Com isso, descobriram que precisariam participar de treinamento psicossocial e jurídico para estarem aptos à adoção. Já que na cidade onde residem só haveria capacitação em 2020, vieram até Fortaleza para fazer o treinamento ainda este ano. “A preparação foi muito importante, pois faz parte do trâmite jurídico que nos torna aptos a adotar e realizar esse sonho, além de nos ensinar muitas coisas que não sabíamos”, reconheceu Raimundo.
Já as dúvidas sobre as mudanças do novo Sistema Nacional de Adoção (SNA) foram tiradas pelo servidor Deusimar Rodrigues e o promotor de Justiça Dairton Oliveira. Entre as novidades, os pretendentes poderão fazer alterações de dados pessoais que antes só podiam ser feitas nas próprias comarcas.
Para o servidor da Comarca de Capistrano, Geraldo Rodrigues, a capacitação ajudou no manuseio do SNA. “Essa é a terceira capacitação que participo e, com as mudanças, o sistema se tornou mais prático e com mais informações. Só o fato de os pretendentes editarem seus dados sem precisar ir à Comarca, ajuda muito”, afirmou.