Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE presta homenagem ao desembargador Francisco José Martins Câmara

Presidente do TJCE presta homenagem ao desembargador Francisco José Martins Câmara

Ouvir: Presidente do TJCE presta homenagem ao desembargador Francisco José Martins Câmara

O desembargador Francisco José Martins Câmara foi homenageado, nessa quarta-feira (12/02), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. Na ocasião, recebeu placa em reconhecimento pelo excelente trabalho e dedicação ao Judiciário estadual. A comenda foi entregue no Gabinete da Presidência, um dia após a última sessão do magistrado, que se aposentará no próximo dia 19, após quase 30 anos dedicados à Justiça. A vaga será preenchida pelo critério de antiguidade, mediante eleição no Pleno do TJCE.

Emocionado, o desembargador afirmou ter se sentido honrado com a homenagem. “É a prova do reconhecimento do Tribunal pela minha dedicação ao longo desses anos à história da magistratura do meu Estado”.

O presidente da Corte de Justiça estadual destacou que o serviço público brasileiro tem anacronismos, como a aposentadoria compulsória. “O desembargador Câmara está na plenitude do vigor físico e mental, mas por força dessa legislação anacrônica, vai ter que se afastar. A Justiça perde um grande magistrado, pela dedicação, seriedade, honestidade e competência no exercício dos cargos de juiz e desembargador”.

Também presente à cerimônia, o desembargador Clécio Aguiar de Magalhães, falou com respeito e admiração do amigo que conheceu ainda no colégio. “Ele foi meu colega desde o Liceu. Desejo que tenha, nessa nova empreitada, muitas felicidades, em razão de ter cumprido com lealdade, firmeza e sabedoria sua missão na magistratura”.

O desembargador Francisco Câmara disse ter feito muitos amigos ao longo das últimas três décadas. “Deixo nesta casa amizades que me enchem de orgulho, principalmente de colegas magistrados, pela sinceridade, honestidade, franqueza e, principalmente, lealdade. Desejo, enfim, aos meus amigos pares, que sejam abençoados por Deus e que compartilhem o fazer Justiça com a prática do bem”.

O magistrado, que completará 70 anos no dia 25 de fevereiro, disse que se dedicará, em breve, à confecção de um livro. “Irei relatar fatos da minha infância e juventude nesta cidade, bem como estórias extraídas do período do exercício da magistratura. Também voltarei a lecionar no segundo semestre deste ano, como fiz antes de ingressar no Poder Judiciário. Enfim, terei mais tempo de convivência com minha amada família, que juntamente com meus queridos amigos, formam o meu maior patrimônio.”

PERFIL

Natural de Fortaleza, Francisco José Martins Câmara é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1973. Ingressou na magistratura em 26 de junho de 1984. Assumiu as funções na Comarca de Caririaçu. Depois, atuou em várias comarcas do Interior, entre elas, a de Assaré, onde permaneceu por sete anos, inclusive residindo com a família no local, inicialmente como juiz auxiliar e, empós, titular.

Em seguida, exerceu o cargo em Itapipoca, sendo posteriormente promovido para Fortaleza, no final de 1993. Na Capital, exerceu a função de diretor do Fórum Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro (2007-2008) e do Fórum Clóvis Beviláqua (2009-2011). Foi o primeiro juiz titular da 1ª Vara de Sucessões de Fortaleza. Também foi titular da 9ª Vara de Família da Capital, até ascender ao cargo de desembargador.

Ingressou no TJCE em fevereiro de 2011, pelo critério de merecimento. Atualmente, integra a 7ª Câmara Cível e as Câmaras Cíveis Reunidas. É, ainda, membro da Comissão Permanente de Jurisprudência e Biblioteca do Tribunal.