Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE participa do lançamento do programa de ensino em tempo integral do Estado

Presidente do TJCE participa do lançamento do programa de ensino em tempo integral do Estado

Ouvir: Presidente do TJCE participa do lançamento do programa de ensino em tempo integral do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, participou do lançamento do Programa de Ensino Médio Integral do Estado. A sessão ocorreu nesta segunda-feira (06/03), no Centro de Eventos, em Fortaleza, sob a condução do governador Camilo Santana.
Do total de 712 escolas estaduais, 71 oferecem o sistema integral e 116 são profissionalizantes, que ofertam cursos técnicos integrados ao ensino regular. O projeto contribui com as ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”, no qual Judiciário, Executivo, Legislativo, sociedade, empresas e outras instituições atuam na prevenção e redução da criminalidade, além de construir cultura de paz.
O desembargador Gladyson Pontes destacou que a educação é fator essencial na vida de todo ser humano e que cabe ao poder público garantir ensino de qualidade. “Sem instrução, orientação, não chegaremos a lugar nenhum. Nesse sentido, é imprescindível o apoio governamental e as políticas para fortalecer a aprendizagem, oferecendo meios para que as pessoas possam se desenvolver intelectual e profissionalmente”.

Segundo o governador, a meta é investir fortemente no ensino em tempo integral. A medida contribui para reduzir a violência porque evita que os jovens fiquem ociosos e sejam vítimas de aliciamento do tráfico de drogas, por exemplo.
Além disso, os alunos terão atividades extracurriculares. “A nossa meta é que, no médio e no longo prazo, todas as escolas do Ensino Médio do Estado do Ceará sejam de tempo integral”.
Também participaram a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o deputado Tin Gomes, representando a Assembleia Legislativa; a defensora pública-geral do Ceará, Mariana Lobo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Edilberto Lima; o superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luis Eduardo de Menezes; além de parlamentares, secretários, diretores e alunos da Capital e do Interior.