Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE participa de Encontro na Bahia para debater melhoria da atuação dos Tribunais

Presidente do TJCE participa de Encontro na Bahia para debater melhoria da atuação dos Tribunais

Ouvir: Presidente do TJCE participa de Encontro na Bahia para debater melhoria da atuação dos Tribunais

O chefe do Judiciário do cearense, desembargador Washington Araújo, estará presente no 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que ocorre em Salvador, de 14 a 16 de março, no Fórum Ruy Barbosa. O objetivo é debater projetos, ações e propostas em busca da melhor prestação jurisdicional. Na ocasião, haverá a Comemoração dos 410 anos do primeiro Tribunal da América.
O Encontro também busca a defesa das funções institucionais, a integração e o intercâmbio de experiências. Além disso, tem a finalidade de auxiliar o fomento em comum dos estudos de temas jurídicos e da ampla cooperação entre os órgãos.
O presidente do TJCE já tem a experiência de participar do Encontro realizado em Natal, nos dias 2 e 3 de agosto do ano passado, quando era vice-presidente do Tribunal. O desembargador Washington Araújo estará acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência, Francisco Luciano Lima Rodrigues e Alexandre Sá.
Sobre as comemorações do TJBA, de acordo com as informações, o Tribunal baiano foi instalado em 1609 (à época, Tribunal da Relação), sendo o mais antigo das Américas.
PROGRAMAÇÃO
Entre as atividades do evento, estão previstas palestras do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre os “Desafios do Poder Judiciário do Século XXI”; da conselheira Daldice Santana, do CNJ, com o tema “Impacto da Política de Tratamento Adequado de Conflitos de Interesse como Indutora da Transformação Social”; e do juiz Pablo Gagliano, relativa ao assunto “A Nova Teoria da Capacidade Civil: A Reconstrução de um Paradigma e os Desafios do Poder Judiciário”.