Presidente do TJCE amplia diálogo com OAB
- 890 Visualizações
- 23-03-2015
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale, se reuniu com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará, na tarde desta segunda-feira (23/03). Além do presidente Valdetário Monteiro, também participaram onze presidentes das subsecções da Ordem no Estado. O encontro foi realizado na Sala de Convivência, no Palácio da Justiça.
De acordo com a magistrada, o diálogo permanente com os advogados tem como objetivo a busca pela paz social e foi avaliado como uma experiência positiva, tanto para o Tribunal de Justiça quanto para a advocacia. “Nossa ideia é buscar soluções rápidas, de forma planejada, para aperfeiçoar a oferta de serviços e aproximar as instituições”, sintetizou a desembargadora.
O presidente da Ordem, Valdetário Monteiro, classificou o encontro como “novo momento” para as instituições, na ocasião em que colocou a estrutura da OAB à disposição do Judiciário. “A oportunidade de apresentação das nossas demandas, sobretudo do Interior, é, sem dúvida, um canal aberto de diálogo com esta Corte. O TJCE é um Tribunal de excelência, no ponto de vista de julgamentos, e nós devemos ser parceiros”, destacou o advogado.
Durante a reunião, foi sugerida a formação de um grupo de trabalho que buscará soluções para as ações de natureza institucional, apresentadas pelos advogados. A expectativa é de que os encontros sejam realizados mensalmente.
O desembargador Carlos Alberto Mendes Forte definiu o momento como “único”, o que, segundo ele, se dá graças a uma gestão com visão macro em compartilhar e resolver problemas. Já o desembargador Glaydson Pontes afirmou que o diagnóstico relatado durante o encontro não é novo, mas que sente-se satisfeito com a interlocução da presidente do Judiciário com as demandas. Para o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, a grande maioria das demandas apresentadas podem ser resolvidas administrativamente e disse estar solidário à instituição.
O presidente da subsecção do Município do Crato, Aderson Feitosa, avaliou como “importantíssimo” o canal de diálogo aberto entre as entidades. De acordo com o advogado, no município em que atua, há uma estreita relação entre os magistrados e advogados e isso tem sido fundamental para o bom andamento dos processos.
A reunião contou ainda com a participação do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha (decano da Justiça estadual) e dos juízes auxiliares da Presidência, Cléber de Castro Cruz e Luciano Lima Rodrigues.
Da OAB, participaram presidente das subseções de Itapipoca, Crateús, Crato, Limoeiro do Norte, Iguatu, Juazeiro do Norte, Ibiapaba, Aracati, Quixadá, Tauá e da Região Metropolitana de Fortaleza.