Conteúdo da Notícia

Prefeitura recupera na Justiça imóvel em conjunto habitacional

Ouvir: Prefeitura recupera na Justiça imóvel em conjunto habitacional

30.03.11
A juíza titular da 9ª Vara da Fazenda Pública, Joriza Magalhães Pinheiro, concedeu liminar ao Município de Fortaleza reintegrando a posse de um imóvel situado no Conjunto Habitacional Anita Garibaldi, no bairro Colônia.
Segundo os autos, em setembro de 2006, uma mulher foi beneficiada, pela Prefeitura de Fortaleza, com um imóvel naquele conjunto habitacional. Na ocasião, ela assinou um contrato, em que se comprometeu a morar na casa, não podendo vendê-la, alugá-la, emprestá-la ou trocá-la sem o consentimento da administração municipal.
Em fevereiro de 2010, a Fundação do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) recebeu uma denúncia de venda ilegal do imóvel. Ao dirigir-se ao conjunto habitacional, constatou que a casa da mulher estava fechada e com uma placa de venda.
Em uma segunda visita, em abril do mesmo ano, novamente a casa estava fechada, mas desta vez sem o anúncio. Segundo os vizinhos, o esposo da beneficiária estaria morando sozinho no imóvel.
Em agosto de 2010, a assistente social da Habitafor visitou novamente a unidade habitacional e constatou que a casa havia sido vendida para terceiros pelo valor de R$ 16 mil, contrariando o contrato que a mulher havia firmado com a Prefeitura.
O Município de Fortaleza, então, entrou com ação na Justiça objetivando a reintegração de posse do imóvel. De acordo com a juíza Joriza Magalhães Pinheiro, a beneficiária detinha apenas o poder de uso do bem, não podendo vendê-lo, sendo ?sem validade, perante a Prefeitura Municipal, a compra e venda realizada entre seu ex-marido e os requeridos.