Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário promove 13ª Semana  da Conciliação de 5 a 9 de novembro

Poder Judiciário promove 13ª Semana da Conciliação de 5 a 9 de novembro

Ouvir: Poder Judiciário promove 13ª Semana da Conciliação de 5 a 9 de novembro

O Poder Judiciário de todo o país promove, de 5 a 9 de novembro, a 13ª Semana Nacional da Conciliação. O objetivo é incentivar as partes processuais a buscarem uma cultura de paz utilizando os meios consensuais de solução de conflitos. Os interessados em participar das audiências devem se inscrever por meio da ferramenta “Quero Conciliar” disponibilizada no site do TJCE.
Os tribunais (estudais, federais e trabalhistas) que alcançarem índices de composição consensual anual mais elevados, concorrerão ao prêmio, independentemente de inscrição no “Prêmio Conciliar É Legal”. – Mais informações podem ser obtidas aqui.
No Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), as audiências de conciliação são realizadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem a supervisão da desembargadora Tereze Neumann. Em 2017, o Judiciário cearense realizou 10.890 audiências durante a Semana, que resultaram em 3.642 acordos entre as partes, sendo 859 na Capital e 2.791 no Interior. Os dados representam índice de 33,44% de êxito.
PRIMEIRO LUGAR
Pelo segundo ano consecutivo, o Judiciário do Ceará é o primeiro colocado em conciliações entre todos os tribunais estaduais do país. A estatística, referente ao ano de 2017, aponta que 25,6% dos processos são solucionados por meio de acordos, conforme relatório “Justiça em Números” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em agosto.