Conteúdo da Notícia

Podcast traz a rapidez das sessões virtuais de conciliação realizadas pelo Cejusc de Fortaleza

Publicado em: 22-10-2020

O TJCE em Podcast desta quinta-feira (22/10) destaca a celeridade dos trabalhos realizados pela equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza. Desde julho, que o Cejusc da Capital vem fazendo audiências de conciliação para resolução de processos, no formato virtual. A iniciativa resultou em um crescimento significativo, proporcionando aumento de 555% no número de sessões. Com o novo formato virtual, em três meses, o quantitativo de audiências saltou de 117 para 773.

“Estamos presenciando um momento de muitas mudanças para o Judiciário e, embora desafiadoras, enxergamos muitas vantagens no formato online das audiências do Cejusc, como exemplo, a ausência de custo e desgaste com o deslocamento presencial ao Fórum, o que tem agradado as partes e, principalmente aos advogados, pois conseguem otimizar o seu tempo”, enfatiza a juíza Ana Kayrena Freitas, coordenadora do Cejusc.

Ela acrescenta que no atual momento em que as restrições de contato social permanecem por conta da pandemia da Covid-19, as sessões virtuais são “a alternativa para prosseguir com a busca pela solução autocompositiva no processo preservando a integridade física das partes, advogados e serventuários da Justiça”.

A magistrada explica que no formato virtual são observados os mesmos princípios e diretrizes das sessões presenciais. “De igual maneira, a sessão é conduzida por um profissional como facilitador do diálogo, que seria o conciliador ou o mediador judicial e é mantido o sigilo e a confidencialidade das questões discutidas no ato. É incentivado o diálogo entre as partes primando-se pela autonomia da vontade delas”.

A advogada Sheila Dantas Bandeira, que trabalha em uma concessionária que presta serviço público para o Estado, é só elogios para as audiências online. “Eu venho participando de diversas sessões no Cejusc, através de videoconferência, e estou muito satisfeita com o serviço, porque no meu caso, é uma praticidade. Não preciso mais me deslocar como antigamente. Os nossos prepostos também não estão precisando se deslocar mais e diretamente da empresa, participam das audiências virtuais”.

Sheila afirma ser importante manter o formato virtual. “Eu entendo que é muito importante e que deve permanecer esse sistema de videoconferência das audiências. Agradeço muito ao Cejusc por toda a competência que vem mantendo na condução dos trabalhos”.

O TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.

COMO AGENDAR
Quem possui demanda judicial pode solicitar, a qualquer momento, o agendamento de uma sessão de conciliação ou mediação. As solicitações podem ser encaminhadas por petição protocolada pelo advogado, ou pelo e-mail cejuscfcb@tjce.jus.br. Os interessados podem, ainda, utilizar o sistema “Quero Conciliar”, disponível no portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e o WhatsApp Business: (85) 3492-8032. As partes que não concordarem com a sessão virtual, ou não tiverem ferramentas disponíveis para realizá-la, deverão enviar prévia justificativa ao juiz da vara de origem para análise e readequação do caso.