Conteúdo da Notícia

Pistoleiro Courinha será julgado nesta segunda-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Pistoleiro Courinha será julgado nesta segunda-feira no Fórum Clóvis Beviláqua

01.04.2011
A 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta segunda-feira (04), José Enilson Couras, o ?Courinha?, acusado de ter cometido mais de 100 crimes de pistolagem no Ceará e no Piauí. A sessão terá início às 9h e será presidida pela juíza Valência Aquino.
O réu será julgado pelo assassinato de Manoel Cândido Diniz, ocorrido em julho de 1983, no Município de Iguatu, distante 384 km de Fortaleza. ?Courinha? já foi levado a júri popular duas vezes por esse crime. No dia 21 de junho de 1996, foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão, em regime fechado. A defesa apelou e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou novo julgamento por considerar que os jurados foram contrários às provas dos autos.
Em julho de 2004, ?Courinha? foi novamente condenado, desta vez a 15 anos de prisão. A defesa apelou outra vez e o TJCE acatou o pedido pelo mesmo motivo.
O processo tramitava na Comarca de Iguatu, mas acabou sendo transferido para a de Fortaleza pelo fato de o acusado ser considerado de alta periculosidade. O julgamento desta segunda-feira ocorrerá no 3º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. A acusação será patrocinada pelo promotor de Justiça Ricardo Machado, enquanto a defesa ficará a cargo dos advogados André Felipe Cordeiro Braga e Thiago Lucas David de Carvalho.
O crime
Conforme os autos, Manoel Cândido foi encontrado morto em um matagal. Ele apresentava várias perfurações à bala, além de inúmeros golpes de faca espalhados pelo corpo. Segundo denúncia do Ministério Público (MP) estadual, ?Courinha?, José Walter David e Wall Lott Pimentel Lopes foram os últimos a serem vistos na companhia da vítima, ao saírem de uma churrascaria.
José Walter e Wall Lott Pimentel, que também eram réus no processo, foram julgados e condenados a 16 de prisão. Em depoimento, ?Courinha? negou o assassinato, afirmando ter dado apenas carona a Manoel Cândido quando deixava o estabelecimento.
Com informações do TJ-CE