Conteúdo da Notícia

Personalidades recebem no Tribunal de Justiça a Medalha do Mérito Judiciário

Ouvir: Personalidades recebem no Tribunal de Justiça a Medalha do Mérito Judiciário

20.01.2011
O governador do estado, Cid Ferreira Gomes, o advogado Sílvio Braz Peixoto da Silva e o jurista Wagner Turbay Barreira (in memoriam) foram homenageados ontem, 5a.feira (20/01), com a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua.
A honraria foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), desembargador Ernani Barreira Porto, durante solenidade no Palácio da Justiça. No discurso de saudação, Ernani Barreira ressaltou os méritos, a contribuição, a dedicação e o trabalho dos homenageados em prol do engrandecimento da Justiça estadual.
O presidente do TJ/Cedestacou, em especial, o apoio do governador Cid Gomes ao projeto de modernização do Judiciário cearense.
?Limpo, honrado, solícito, presente e obstinadamente sério, o governador Cid Gomes proporcionou as condições para que o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará se torne, a curto prazo, o primeiro Tribunal virtualizado do país e da América Latina?, afirmou.
Sobre o advogado Sílvio Braz, ex-consultor jurídico do TJ/Ce, Ernani Barreira falou que ele merece o respeito e a consideração de todos os desembargadores ?pela sua abnegada dedicação à Justiça do Estado?.
Em relação a Wagner Turbay Barreira, o chefe do Judiciário cearense afirmou que ele foi um homem sério e culto, ?uma centelha preciosa entre todos os operadores do Direito.
De um saber profundo, o homenageado se constitui num verdadeiro paradigma da categoria dos advogados do Ceará?, finalizou. A medalha foi recebida pelo advogado Wagner Barreira Filho.
A solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado, Domingos Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/Ce), conselheiro Teodorico José de Menezes Neto; da procuradora geral de Justiça do Ceará, Socorro França; da defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes; do juiz Ricardo Vidal Patrocínio, que responde pela Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, entre outras autoridades.
Agradecimento
Falando em nome dos homenageados, Cid Gomes agradeceu a honraria e a dedicou ao pai, José Euclides Ferreira Gomes Júnior.
O chefe do executivo estadual disse ter cumprido com sua obrigação ao dotar o Poder Judiciário cearense de condições para oferecer um serviço mais célere e efetivo e bem atender às demandas da sociedade cearense. ?Revigorar, qualificar e ampliar a Justiça do país e de seus Estados é obrigação de todo governante?, ressaltou.
Ao finalizar seu pronunciamento, Cid Gomes anunciou que irá propor o nome do desembargador Ernani Barreira para receber a Medalha da Abolição, maior comenda do Estado.
Presidente do STF recebe em Brasília
A Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua também será entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Antônio Cezar Peluso.
Uma comissão de desembargadores do TJ/Ce será formada e irá a Brasília especialmente com essa finalidade.
?A concessão da medalha ao ministro Cezar Peluso reflete o reconhecimento do Judiciário cearense ao novo enfoque que o ministro tem dado ao Poder Judiciário brasileiro, estabelecendo um tratamento democrático em benefício dos jurisdicionados de todo o país?, frisou Ernani Barreira.
Fonte: TJ/Ceará