Conteúdo da Notícia

Parceria com MJ pode ampliar programa da Associação

Ouvir: Parceria com MJ pode ampliar programa da Associação

01.07.09
O coordenador nacional do programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, Roberto Bacellar, apresentou na tarde de hoje ao secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (MJ), Rogério Favreto, uma proposta de parceria para difusão da iniciativa por todo o País. ?Nós temos total interesse em firmar esta parceria, pois é um projeto consolidado. Vamos dar um jeito de viabilizar?, afirmou Favreto, após analisar a proposta entregue pelo magistrado.
Hoje, o programa da AMB é desenvolvido em 15 estados da Federação ? Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo ? e no Distrito Federal . Mas a idéia é que ele seja estendido a todas as localidades do País, sendo lançado inclusive em municípios interioranos.
A parceria da AMB com o MJ, que ainda será detalhada e formalizada, incluirá a reedição da Cartilha da Justiça em Quadrinhos, principal peça do programa, e o lançamento da Cartilha da Cidadania, que passará a integrar o material de apoio do projeto.
O programa da AMB
Lançado oficialmente pela AMB em 1997, o programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola tem o fim de conscientizar professores e alunos ? alcançando também seus pais e responsáveis ? sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.
Objetiva também propiciar leitura, análise e pesquisa que levem à reflexão ética sobre os conceitos de cidadania e justiça, além de servir como subsídio ao conteúdo curricular das escolas, inserindo os estudantes no contexto do regime democrático brasileiro.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site www.amb.com.br/cej.