Conteúdo da Notícia

Palestras sobre Direito da Família são destaque em segundo dia de congresso na Esmec

Palestras sobre Direito da Família são destaque em segundo dia de congresso na Esmec

Ouvir: Palestras sobre Direito da Família são destaque em segundo dia de congresso na Esmec

Na manhã desta sexta-feira (19/05), o VI Congresso Cearense de Direito de Família e Sucessões, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família no Ceará (IBDFAM-CE), teve continuidade com mais duas palestras abordando a oitiva de crianças e o direito sucessório no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
Responsável pela palestra “A oitiva das crianças e o CPC/2015”, a psicóloga Beatrice Marinho Paulo, afirmou que as pessoas tendem a dar mais atenção às provas materiais, mas estas são insuficientes ou inexistentes quando o caso envolve apenas relatos de vítimas ou testemunhas. “A prova material é dificultada quando a questão depende da fala, como nos casos de abuso sexual de criança, que em geral não deixa prova física, os exames de corpo delito dão negativo ou não existem testemunhas: só a criança abusada e o abusador. O que temos é apenas a fala da criança”.
A palestrante também considerou insuficiente o laudo psicológico nos casos de abuso, por sua imprecisão. “Ao se avaliar psicologicamente uma criança, as observações de seu comportamento e outros dados obtidos podem dizer respeito a causas não necessariamente relacionadas ao abuso. A fala da criança vai ser muito importante. Só que essa fala é baseada numa memória, e a criança precisa acessar isso. Quanto menor o tempo entre o fato ocorrido e a realização da oitiva especial, mais pura estará aquela memória”, ressaltou.
Já a palestra “Autonomia privada no direito sucessório” ficou a cargo do professor Marcelo Truzzi Otero, mestre e doutor em Direito, autor de livros e artigos doutrinários e diretor do IBDFAM-SP.
Durante a tarde, o evento prossegue com mais duas palestras: “Execução de alimentos”, a cargo de Fernanda Tartuce, doutora em Direito Processual pela USP e professora de cursos de pós-graduação em várias instituições de São Paulo; e “Novas conjugalidades e novas parentalidades”, com o professor Rodrigo da Cunha Pereira, presidente nacional do IBDFAM, doutor em Direito Civil pela UFPR e autor de vários artigos e livros em Direito de Família e Psicanálise.