Conteúdo da Notícia

Palestra no TJCE destaca a importância da valorização dos servidores nas instituições

Palestra no TJCE destaca a importância da valorização dos servidores nas instituições

Ouvir: Palestra no TJCE destaca a importância da valorização dos servidores nas instituições

A Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nessa quinta-feira (31/07), a palestra “Organizações Complexas: uma Visão Centrada nas Pessoas e nas Relações com o Ambiente”. O encontro fez parte do Café da Gestão e teve como público-alvo os servidores da Justiça estadual.

A palestra foi proferida por Roberto Pinto, doutor em Gestão de Empresas e em Administração e professor dos cursos de graduação, especialização e mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O palestrante iniciou falando sobre as visões de mundo: Mecânica, que enxerga o mundo e os fenômenos sociais apenas sob a ótica das ciências exatas e da natureza; Econômica, que enfatiza mais a eficiência e as ações voltadas para a produtividade; e Complexa, de natureza mais orgânica e espiritual, existente desde antes do Capitalismo nos países orientais, que passa a ser resgatada no Ocidente a partir da década de 1960.

A contextualização histórica foi necessária para se chegar à discussão do modelo organizacional que leva em consideração a natureza complexa da sociedade, na qual a valorização dos trabalhadores e a redução de resíduos devem ser premissa básica para o bom funcionamento de uma organização pública ou privada. Nesse modelo, resíduos são entendidos como todas as consequências indesejadas, sejam tangíveis ou intangíveis, obtidas no processo de prestação do serviço oferecido por uma organização. “Quanto menos prejuízo estiver causando, melhor para a organização”.

O professor destacou, ainda, o conceito de instituição espiritualizada, que é aquela dotada de vida ao integrar práticas como sustentabilidade e respeito ao ser humano. Nessas organizações, não existem inimigos externos e, internamente, são respeitadas as individualidades e diversidades observadas entre os colaboradores.

Segundo a titular da Seplag, Diana Santos Pontes, este foi o 62º encontro do Café da Gestão, que acontece semanalmente entre os servidores da Secretaria e uma vez por mês com a participação de outros departamentos e de convidados.

O encontro ocorreu no auditório da Corregedoria Geral da Justiça e contou com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE. Os participantes receberão o certificado, via e-mail institucional, até o próximo dia 8.