Conteúdo da Notícia

Palestra no Fórum de Caucaia alerta  sobre uso de drogas na adolescência

Palestra no Fórum de Caucaia alerta sobre uso de drogas na adolescência

Ouvir: Palestra no Fórum de Caucaia alerta sobre uso de drogas na adolescência

Adolescentes que estão em liberdade assistida e cumprem medidas socioeducativas participaram, nessa sexta-feira (07/11), de palestra sobre os os perigos do uso de drogas. A ação foi promovida pela juíza Elizabete Silva Pinheiro, da Vara da Infância e Juventude de Caucaia, e ocorreu no Salão do Tribunal do Júri da Comarca, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Cerca de 50 jovens, acompanhados de familiares ou responsáveis, participaram do evento que teve como palestrante a assistente social da Comunidade Terapêutica São Padre Pio e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Município do Eusébio, Francisca Lozane Nobre Cunha. Ela falou sobre os fatores que deixam os jovens mais vulneráveis às drogas. Entre eles estão a curiosidade e a insegurança próprias da idade, a desestruturação familiar e a baixa autoestima. A vontade de fazer amizades também pode ser fator de risco, se o grupo de amigos possuir envolvimento com entorpecentes.

“A família desempenha papel fundamental na proteção do jovem. É preciso estabelecer regras claras e limites desde a infância, acompanhar as atividades diárias do adolescente e desenvolver um diálogo constante”, disse a palestrante. Ao final do evento, ex-usuários de drogas deram testemunhos de superação. “Essa palestra foi muito importante para ajudar meu filho a nunca mais cometer o mesmo erro”, disse a costureira Edilene Bezerra.

“A maioria dos jovens envereda pelo caminho do crime por causa das drogas. O objetivo da palestra foi conscientizar os adolescentes e a família para evitar casos de reincidência”, disse a juíza Elizabete Pinheiro.