Conteúdo da Notícia

Palestra na Corregedoria Geral da Justiça discute gestão de processos de trabalho

Palestra na Corregedoria Geral da Justiça discute gestão de processos de trabalho

Ouvir: Palestra na Corregedoria Geral da Justiça discute gestão de processos de trabalho

O segundo debate sobre gestão organizacional foi promovido nesta quarta-feira (20/06), na Corregedoria Geral da Justiça do Ceará. A palestra, com o tema “Gestão de Processos: contribuindo para a sustentabilidade e aprendizagem institucional”, foi proferida pelo consultor Marcos Antônio Martins Lima.

O palestrante explicou que a palavra processo, neste caso, está relacionada a rotinas e procedimentos de trabalho e não somente a processos judiciais. No âmbito da Justiça, envolve todas as etapas da prestação jurisdicional, em que o colaborador (servidor) é peça fundamental.

“O processo é um conjunto de atividades relacionadas entre si. É sistêmico, em que você tem a entrada, a transformação e a saída do produto ou serviço final. O foco é sempre a satisfação do usuário/cidadão”.

Ainda de acordo com o consultor, o processo está ligado ao como fazer, buscando continuamente a melhor forma de atuar seguindo parâmetros de eficiência e economia, por exemplo. “Para isso, temos as estratégias, ou seja, o que devemos fazer de acordo com as necessidades”.

Ele disse que o processo permeia as estruturas e defendeu a necessidade de um trabalho integrado entre os diversos setores. “Quando surge um gargalo em uma área, tudo fica parado”.

O debate faz parte do “Ciclo de Palestras sobre Gestão Organizacional: Um novo olhar para o Judiciário”. O evento teve início no dia 2 de maio e segue até 24 de outubro deste ano.

A iniciativa é da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag), com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas, ambas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

A próxima palestra, “Gestão da Inovação”, será no dia 8 de agosto, às 15h, no auditório da Corregedoria. O servidor interessado em participar deve enviar nome completo e matrícula para o e-mail treinamento@tjce.jus.br ou ligar para (85) 3207-7564.

Marcos Antônio Martins Lima é consultor sênior do Instituto de Avaliação & Gestão (IAG), economista, doutor em Educação e Avaliação, meste em Administração e tem formação de Consultoria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/BNB.

Assistiram ao debate a titular da Seplag, Ana Katarina Fonteles Soares; a assessora institucional do TJCE, Lúcia Carvalho Cidrão; o secretário de Tecnologia da Informação, Dilthey Forte; e a secretária administrativa do Fórum Clóvis Beviláqua, Jaçuleide Coelho Silva Martins, além de servidores do Judiciário estadual.