Conteúdo da Notícia

Órgão Especial referenda curso de formação de juízes que prevê aulas práticas nas comarcas

Órgão Especial referenda curso de formação de juízes que prevê aulas práticas nas comarcas

Ouvir: Órgão Especial referenda curso de formação de juízes que prevê aulas práticas nas comarcas

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) referendou a programação do IV Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. A decisão, unânime, foi proferida na sessão dessa quinta-feira (19/09). As aulas presenciais do curso serão iniciadas no dia 17 de outubro, prolongando-se até 21 de dezembro de 2013.

A capacitação será de responsabilidade da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Durante a sessão, o diretor da Esmec, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, destacou que o treinamento terá disciplinas práticas (200h/a) e teóricas, sendo a distância (100h/a) e presenciais (180h/a).

A proposta enfatiza que o curso é fundamental para o processo de vitaliciedade (após dois anos de exercício, a perda do cargo de juiz só pode ocorrer mediante sentença da Justiça). A prática será desenvolvida como residência judicial, ou seja, nas próprias comarcas em que os magistrados estiverem lotados, sob a supervisão de juízes experientes, indicados pela Direção da Esmec e da Corregedoria Geral de Justiça do Estado.

As disciplinas a distância já estão sendo ministradas em ambiente virtual, permitindo que, a exemplo da prática, o juiz não precise se deslocar para a Capital. Isso evita prejuízos na prestação jurisdicional e custos com passagens e estadia.

Já as disciplinas presenciais serão ministradas às sextas-feiras (manhã e tarde) e sábados (manhã). O IV Encontro da Magistratura Cearense, que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, valerá como a disciplina Relações Interpessoais e Interinstitucionais.

O desembargador Haroldo Máximo ressaltou que a capacitação é etapa obrigatória do processo de vitaliciamento, conforme a Constituição Federal e Código de Divisão e Organização Judiciária do Ceará. Também atende a atos normativos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

CRONOGRAMAS DAS AULAS

As disciplinas teórico-presenciais do IV Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos, serão ministradas no período de 17 de outubro a 21 de dezembro de 2013. O calendário das disciplinas restantes, para 2014, será divulgado em breve.

O cronograma divulgado pela Esmec obedece ao seguinte calendário: 17 e 18 de outubro: “Seminário de Relações Interpessoais e Interinstitucionais”, com 15 h/a. A disciplina será suprida pelo comparecimento ao IV Encontro da Magistratura Cearense, que tem conteúdo programático e carga horária compatíveis.

Dias 25 e 26 de outubro: “Deontologia e Formação Ética do Magistrado”, com 15 h/a), a ser ministrada pelo Juiz Federal e professor Danilo Fontenele Sampaio Cunha.

Dias 29 e 30 de novembro: “Técnicas de Tratamento Adequado de Conflitos: Mediação, conciliação e negociação”, também com 15 h/a, a ser ministrada pelo juiz de Direito e professor Carlos Henrique Garcia Oliveira, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza.

Dias 6 e 7 de dezembro: “Sociologia do Direito e Antropologia Jurídica”, 15h/a, a ser ministrada pelo Professor e servidor do Tribunal de Justiça, Edilson Baltazar Barrreira Júnior.

Dias 13 e 14 de dezembro: “Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais das Decisões Judiciais”, com 15h/a, a ser ministrada pela juíza de Direito Joriza Magalhães Pinheiro, titular da 9ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.

20 e 21 de dezembro: “Filosofia do Direito”,15h/a, a ser ministrada pelo Professor e servidor do TJCE Flávio José Moreira Gonçalves, Assessor Pedagógico da Esmec.