Oposição defende criação de corregedoria
- 802 Visualizações
- 07-04-2009
O pedido foi feito após o vazamento de informações da Operação Castelo de Areia, que investiga o suposto repasse de doações da construtora Camargo Corrêa
Partidos da oposição pediram ontem ao presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), César Asfor Rocha, a criação de uma corregedoria que fiscalize os trabalhos da Polícia Federal.
O pedido foi feito após o vazamento de informações da Operação Castelo de Areia, que investiga o suposto repasse de doações da construtora Camargo Corrêa a políticos, principalmente da oposição. A proposta do DEM, PSDB e PPS é criar, no âmbito da Justiça Federal, uma Vara Especial para investigar a conduta da PF.
O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse ver com preocupação a ?escalada permanente de vazamento de informações das ações da Polícia?. ?Sabemos onde ir reclamar contra as atitudes do Ministério Público e da Justiça, mas não sabemos quem procurar quando as reclamações são contra a PF?, disse.
A mesma ideia já foi defendida diversas vezes pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. Segundo o presidente do DEM, Asfor Rocha prometeu estudar a proposta.
Para o ministro Tarso Genro (Justiça), as cobranças dos partidos investigados na operação ?são as dores do parto da democracia?. Ele negou que a PF tenha orientado a investigação.