Conteúdo da Notícia

Oficina orienta pais e filhos a lidar com o divórcio e outros conflitos familiares

Oficina orienta pais e filhos a lidar com o divórcio e outros conflitos familiares

Ouvir: Oficina orienta pais e filhos a lidar com o divórcio e outros conflitos familiares

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua promoveu a 1ª Oficina de Pais e Filhos nessa quarta-feira (30/07). Participaram do encontro casais envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos e pagamento de pensão alimentícia, entre outros litígios familiares.

Segundo a juíza coordenadora do Centro, Natália Almino Gondim, o objetivo foi auxiliar a enfrentar a situação de rompimento conjugal de forma mais pacífica e equilibrada, alertando para as consequências negativas que os conflitos podem ocasionar, sobretudo para os filhos.

A oficina foi dividida em quatro turmas, sendo duas para adultos, uma para os filhos adolescentes e outra para as crianças. Psicólogos e mediadores voluntários promoveram reflexões sobre os sentimentos decorrentes do divórcio e as posturas e comportamentos que podem minimizar o sofrimento nessa fase de transição.

O aposentado Isaías de Jesus participou, juntamente com a ex-esposa e as duas filhas adolescentes. Para ele, foi um momento de grande aprendizado. “Percebi que a separação atinge mais os filhos do que o próprio casal. A partir de agora, vou procurar me comportar melhor e também conversar com minha ex-mulher, para que a gente possa cada vez mais aprimorar a criação das nossas filhas”, disse.

A dona de casa Keislly Karen Gonçalves, mãe de três filhos, também compareceu. Para ela, foi importante compartilhar com os outros participantes a experiência do divórcio e do recomeço após a separação. “O divórcio pode ser muito traumatizante, se a gente não souber como lidar com essa situação. O casal precisa aprender a deixar algumas diferenças de lado para dar prioridade aos filhos”, explica.

Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Oficina de Pais e Filhos está sendo realizada em vários estados do País. Por meio do projeto, são distribuídas também cartilhas educativas aos pais e filhos adolescentes. Com linguagem simples e didática, o material traz esclarecimentos sobre os aspectos psicológicos, sociais e jurídicos do divórcio.

Em Fortaleza, a iniciativa foi coordenada pela psicóloga Gleiciane Van Dam e ministrada pelas voluntárias Camila Saldanha, Caroline Bitar, Daniele Albano, Natália Esteves, Francisca Bezerra, Célia Moreira, Ricardina Ribeiro e Maria das Graças Teixeira.